Destaques

25 Abril 2024
De olho na constante evolução da Clínica Médica, as regionais da SBCM prepararam uma experiência de aprendizado enriquecedora para capacitar os clínicos a oferecerem um cuidado ainda mais eficaz e...
22 Abril 2024
Como representante da especialidade com o maior número médicos especialistas do país, com o maior número de residentes e a menor taxa de ociosidade, a Sociedade Brasileira de Clínica Médica se...
16 Abril 2024
"É comum que os pacientes tenham um cardiologista, um endocrinologista, um cirurgião de referência, um urologista (os homens), um ginecologista (as mulheres) e outros especialistas conforme as...

 

Neste final de 2007, as Regionais das SBCM aproveitam para informar as atividades realizadas durante todo o ano e fazer um abalanço com perspectivas para 2008.


AMAZONAS
No estado do Amazonas a Regional participou do 7° Outubro Médico, evento organizado anualmente pelo Conselho Regional de Medicina. O evento teve a participação do professor da Unicamp Eros Antonio Almeida, que foi convidado pela SBCM Regional AM. A Regional organizou este ano a segunda edição do curso Manejo do paciente crítico, além de cursos multidisciplinares.

 

BAHIA
Na Bahia foi realizada entre 16 e 18 de outubro a terceira edição do Congresso Luso Brasileiro de Medicina Interna, com palestrantes brasileiros e portugueses, e um público de aproximadamente 200 participantes. Segundo o presidente da regional, Almério Machado, a terceira edição demonstra o quanto é preciso promover a educação médica com assuntos atuais que foram amplamente discutidos.

 

ESPÍRITO SANTO
A SBCM Regional ES vem realizando reuniões mensais com os residentes de Clínica Médica de Vitória.

 

GOIÁS
O estado de Goiás teve este ano dois grandes eventos de Clínica Médica. Em junho foi realizado o X Congresso de Clínica Médica de Goiás, com mais de 450 participantes e apresentação de pôsteres. A conferência de abertura, realizada pelo presidente da regional, Celmo Celeno Porto, teve o tema “O paciente que não tem nada”. Em novembro a SBCM Regional GO realizou o IV Fórum Brasileiro de Relação Médico-Paciente.

 

MATO GROSSO DO SUL
A SBCM Regional MS está prestes a fechar uma parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Campo Grande, em que a Sociedade será responsável pelo curso de reciclagem dos médicos da rede pública de saúde.

 

MINAS GERAIS
Em Minas Gerais foram realizadas durante o ano reuniões mensais itinerantes nos grandes serviços de Clínica Médica de Belo Horizonte, além de simpósios sobre temas relacionados à especialidade, como Cuidados Paliativos. Em 2008, a Regional se prepara para organizar a quinta edição do congresso estadual.

PARANÁ
O estado do Paraná recebeu este ano o 9° Congresso Brasileiro de Clínica médica, que teve mais de 5 mil participantes. No âmbito regional, além das reuniões científicas semanais, foi realizado em 2007 o 2° Curso de Aperfeiçoamento em Clínica Médica, com 201 inscritos. O curso foi realizado em módulos mensais, e terminou inserido na programação do Congresso Brasileiro.

 

PERNAMBUCO
O estado de Pernambuco está reinstalando sua regional este ano. O clínico Alexandre Queiroz ficou responsável por reunir os médicos do estado para oficializar a SBCM Regional PE.


 

RIO DE JANEIRO
No estado do Rio de Janeiro, em setembro foi realizada a nona edição da Jornada de Clínica Médica, em Búzios, junto ao II Simpósio de Medicina de Urgência, com mais de 300 participantes.

 

RIO GRANDE DO SUL
Os clínicos gaúchos participaram este ano de um evento de Clínica Médica e Medicina de Urgência em Bento Gonçalves, interior do estado, que teve 800 participantes. A SBCM Regional RS tem participado ativamente da Câmara Técnica de Clínica Médica do Conselho Regional de Medicina. A Regional pretende criar um capítulo na cidade de Caxias.

 

SANTA CATARINA
Santa Catarina comemorou os dez anos de fundação da regional com o X Congresso Catarinense de Clínica Médica, que teve cerca e 600 participantes e foi realizado novamente em Balneário Camboriú, e um jantar em Curitiba, durante o 9° Congresso Brasileiro de Clínica Médica. Os catarinenses puderam também participar do Programa de Educação Médica Continuada realizado este ano na capital Florianópolis, em parceria com a Associação Catarinense de Medicina, que teve a participação de 83 médicos. Em 2008, a SBCM Regional SC pretende realizar seu congresso na capital do estado, Florianópolis.

SÃO PAULO
Em São Paulo, 2007 foi o ano do Curso de Geriatira, que reuniu mais de 200 participantes na capital. A SBCM Regional SP realizou também durante 2007 palestras com temas clínicos e fez parcerias em cursos de educação continuada. Para 2008, já está agendado o VII Congresso Paulista de Clínica Médica, na capital do estado, nos dias 28 e 29 de março, que espera cerca de 1.500 participantes. Todas as informações estão no site da regional (www.clinicamedicaonline.com.br).

SERGIPE
Em Sergipe, foram realizadas reuniões científicas mensais, com discussão de casos clínicos, revisão de literatura, além de temas clínicos atualizados. Em parceria com o Conselho Regional de Medicina, a SBCM Regional SE realiza um curso de atualização com 16 módulos e duração de oito meses.