APRESENTAÇÃO

É com satisfação que lhes apresentamos o Programa de Atualização em Terapêutica (PROTERAPÊUTICA), mais uma iniciativa da Sociedade Brasileira de Clínica Médica (SBCM em parceria com a Artmed/Panamericana Editora.

Trata-se de um modelo de estudo que possibilita a atualização profissional, dirigido especificamente à terapêutica, uma vez que um dos aspectos mais significativos e que se configura como o objetivo final de um diagnóstico preciso é o tratamento adequado.

A Medicina é um misto de ciência e arte, e a terapêutica se constitui no ápice do ato médico, quando se tomam as medidas necessárias para restaurar o equilíbrio perdido em decorrência do processo saúde/doença. Em sentido mais amplo, a terapêutica é o tratamento – incluindo os cuidados – de um paciente com a finalidade de prevenção e combate à doença ou alívio para dor ou lesão; significa cuidar, oferecendo meios para o doente de uma forma global, além de prevenir doenças e fazer o manejo de problemas específicos.

Um diagnóstico preciso, bem feito, é fundamental, bem como o conhecimento da fisiopatogenia das doenças, para que se possa adotar o melhor tratamento possível. Porém, o tratamento em si é uma parte da Medicina bastante complexa e que costuma gerar muitas dúvidas sobre, por exemplo, o melhor fármaco a ser indicado, os cuidados que devem ser tomados e a melhor forma de fazer a prescrição de medicamentos. É este o objetivo deste programa: auxiliar os médicos a planejar corretamente um tratamento, fazer uma prescrição de cuidados/medicamentos de forma completa, para que se chegue ao resultado final desejado.


Prof. Dr. Antonio Carlos Lopes
Presidente da Sociedade Brasileira de Clínica Médica

 

O QUE É?

O PROTERAPÊUTICA é a soma do conhecimento e da experiência de profissionais de consagrada trajetória e que desenvolvem as temáticas com as mais recentes pesquisas e avanços científicos da área. O PROTERAPÊUTICA faz parte do Sistema de Educação Médica Continuada a Distância (SEMCAD®), da Artmed/ Panamericana Editora, e é desenvolvido em parceria com a Sociedade Brasileira de Clínica Médica.

OBJETIVO

O objetivo fundamental do PROTERAPÊUTICA é atender às necessidades de atualização permanente através de ferramentas de estudo flexíveis. O PROTERAPÊUTICA pode ser iniciado em qualquer momento e em qualquer lugar, sem precisar frequentar sala de aula ou mudar as atividades profissionais habituais.

ESTRUTURA E DURAÇÃO

O PROTERAPÊUTICA está estruturado por ciclos. Um ciclo corresponde a um ano e tem quatro volumes trimestrais. O volume é constituído de um livro e materiais de apoio, como cartelas, com informações simplificadas e/ ou CD. Os profissionais inscritos também têm à sua disposição um Centro de Informações para esclarecer dúvidas e acesso privilegiado ao Portal Virtual do programa.

CONTEÚDO

O conteúdo do material instrucional é submetido a processamento pedagógico e editorial especial, para facilitar o aprendizado e a atualização do conhecimento. Todo o conteúdo e os autores são definidos pela SBCM.

AVALIAÇÃO

O PROTERAPÊUTICA tem duas instâncias de avaliação:

- Avaliação parcial – esta autoavaliação é realizada a cada volume por meio de exercícios e de atividades.

- Avaliação com retorno: ao final de cada ciclo, a prova e a folha óptica de respostas acompanham o volume 4, e, depois, é enviado o relatório de acertos e erros, comentários das questões e certificado aos aprovados.

CERTIFICAÇÃO

A Sociedade Brasileira de Clínica Médica outorgará certificado, de 120 horas-aula, aos aprovados na avaliação, no final de cada ciclo, para contabilizar pontos para a carreira profissional e para a atualização do Título de Especialista.

PÚBLICO-ALVO

Dirigido a clínicos, médicos generalistas, médicos de família, emergencistas, especialistas, médicos-residentes, mestrandos, doutorandos e profissionais da área.

CONTATO

Para mais informações, acesse o site www.secad.com.br.