Credenciamento de Estágios pela SBCM

  • ACESSO
  • Informe o CNPJ de acesso!
    Informe sua senha de acesso!
  • CONTATOS
  • credenciamento@sbcm.org.br
  • (11) 5908-8385
  • Rua Botucatu, 572 – cj 112
    Vila Clementino - São Paulo/SP
    CEP: 04023-061

CRITÉRIOS PARA VALIDAÇÃO DE ESTÁGIOS EM CLÍNICA MÉDICA

  • As instituições e hospitais que desejam credenciar seus estágios em Clínica Médica pela Sociedade Brasileira de Clínica Médica (SBCM), devem se atentar aos pré-requisitos exigidos, pois são essenciais para a boa formação médica. Ainda, ressaltamos que se faz necessário o atendimento a todos os itens citados abaixo, para contemplar a efetivação do estágio em nossa plataforma.

  • FIQUE ATENTO! AO FINALIZAR SEU CADASTRO VOCÊ ESTARÁ VISUALIZANDO SEU LOGIN E SENHA.

    Os estágios em Clínica Médica para serem validados pela Sociedade Brasileira de Clínica Médica (SBCM) deverão preencher os seguintes critérios considerados mínimos:
  1. Ter duração de dois anos para ser considerado equivalente ao programa de residência médica.
  2. O período de participação no estágio deverá ser integral, não ultrapassando 60 horas semanais de atividades.
  3. Comprovar corpo docente qualificado em número adequado a aquele de estagiários.
  4. O estágio deverá ser realizado em hospital com números de leitos e consultórios de ambulatório na proporção equivalente a aquela exigida pelos programas de residência médica.
  5. Os estagiários deverão ter sob suas responsabilidades doentes internados e de ambulatório.
  6. A instituição onde se desenvolverá o estágio deverá apresentar infraestrutura de laboratório de análises clínicas e serviço de exames de imagem necessária e suficiente para os diagnósticos das doenças mais relevantes e prevalentes em clínica médica.
  7. Os estagiários deverão ter supervisão médica contínua durante toda sua atividade junto aos doentes.
  8. A instituição que oferecerá o estágio deverá ter biblioteca própria ou subsidiada com os recursos necessários e suficientes para fomentar a cultura médica do estagiário.
  9. O conteúdo programático teórico-prático do estágio deverá contar, necessariamente, com atividades balanceadas, envolvendo:
    • Unidade geral de internação de adultos;
    • Ambulatório geral de adultos;
    • Unidade de urgência e emergência;
    • Unidade de terapia intensiva;
    • Unidades especiais de internação, no mínimo, cardiologia, gastroenterologia, nefrologia e pneumologia;
    • Unidades básicas de saúde.
  10. Deverá ser comprovado conteúdo teórico contínuo, semanal, durante todo o estágio, abordando todos os temas mais relevantes e prevalentes em clínica médica.
  11. Os estagiários deverão cumprir plantões noturnos, de fins de semana e feriados em unidades de urgência e emergência.
  12. Comprovação de frequências dos estagiários.
  13. Deverão ser comprovadas atas de reuniões administrativas periódicas realizadas pelo corpo docente responsável pelo estágio para discussão sobre o andamento do programa, assim como demais problemas envolvendo os estagiários.
  14. O programa com todo o conteúdo: teórico, teórico-prático, cronograma, grade, corpo docente e titulação, infraestrutura da instituição oferecedora do estágio, metodologia de avaliação e número destas durante o estágio, número de vagas oferecidas, tipo de processo seletivo, deverá ser encaminhado à SBCM via plataforma junto ao ofício de solicitação de validação ou revalidação.
  15. Deverá haver representatividade dos estagiários nas reuniões administrativas do corpo docente.
  16. Os estagiários deverão usufruir férias compatíveis com a legislação atual.
  17. Para validação dos estágios em Clínica Médica pela SBCM, será realizada vistoria no local por um ou mais avaliadores externos a instituição, designados pela SBCM.
  18. Todas as despesas decorrentes da vistoria (transporte, estadias, alimentação, etc) serão custeadas pela instituição solicitante.
  19. A primeira vistoria terá validade de dois anos. Após isso, a reavaliação será realizada a cada cinco anos.
  20. Após expirar a validade do credenciamento, a Instituição terá 12 meses (um ano), para solicitar/submeter a nova avaliação, caso não ocorra, será automaticamente cancelado todo o processo e um novo cadastro deverá ser feito.
  21. Em hipótese nenhuma terá data retroativa para os alunos que concluíram o curso antes da validação.
  22. A SBCM enviará o relatório final da vistoria após a aprovação da diretoria executiva e respectivas assinaturas.
  23. Os serviços deverão providenciar ao término de cada Estágio, os certificados de conclusão emitidos em nome dos alunos, que deverão ser enviados à Sociedade Brasileira de Clínica Médica para registro, juntamente com um ofício contendo a relação dos nomes dos alunos que concluíram o curso/estágio, sem tal registro o certificado não terá validação pela SBCM.
  24. Procurar atender ao Plano de Metas sugerido pela SBCM em Reunião com os Representantes dos Estágios Validados em 06/10/2017 durante o 14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica.
  25. Todos os certificados de estágios deverão ser encaminhados para a Sociedade Brasileira de Clínica Médica, localizada na Rua Botucatu, 572 Conjunto 112 – Vila Clementino – São Paulo. CEP: 04023-061. Via sedex. Informando nome e CRM dos alunos que concluíram o estágio, para devido registro.

Cadastrar Ficha