Boletim nº 155 (Out/2018)

 

Aproveite a promoção de Black Friday da SBCM em parceria com o Secad!

Inscreva-se no PROCLIM, PROURGEM e PROTERAPÊUTICA com desconto na parcela e ainda ganhe R$ 250,00 em livros.

É uma grande oportunidade para aprimorar seus conhecimentos profissionais.

 

Saiba mais clicando neste link: http://bit.ly/2PDrQ7a

As inscrições já estão abertas para o 15º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e o 5° Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência, que acontecem de 02 a 05 de outubro de 2019, na cidade de Florianópolis (SC). O mais importante evento da Clínica Médica no Brasil é promovido pela Sociedade Brasileira de Clínica Médica e realizado pela sua Regional Catarinense, com apoio da Associação Brasileira de Medicina de Urgência e Emergência (ABRAMURGEM). Em sua última edição, que aconteceu em Belo Horizonte (MG), o congresso contou com a participação de mais de 5 mil inscritos e um recorde de 1.338 trabalhos de tema livre selecionados para apresentação. 

A próxima edição tem expectativa de reunir diversos profissionais que atuam na área da Clínica Médica, incluindo aqueles que se dedicam ao ensino e à pesquisa nas universidades, e aqueles que desenvolvem atividades profissionais na área. A comissão organizadora está trabalhando para que este evento seja de ótima qualidade científica, proporcionando a seus participantes o contato com o que há de mais moderno e atual nas diversas áreas do conhecimento clínico. 



Na foto: Antonio Carlos Lopes (centro da mesa) durante a fundação da SBCM em 16 de março de 1989

Em 16 de março de 2019, a SBCM completa 30 anos de história e de muita luta. Vários são os colaboradores cujo papel foi fundamental para a construção da entidade nessas três décadas. Um deles é o seu fundador e atual presidente, Antonio Carlos Lopes, que teve papel fundamental em todas as conquistas da SBCM até o presente momento. Notadamente no que se refere ao ensino médico e democratização do conhecimento, Lopes se consolidou como reconhecida liderança entre os acadêmicos de medicina no país. 

   

Foto 1: Antonio Carlos Lopes recebe comenda das mãos da reitora da Unifenas, Maria do Rosário Araújo Velano
Foto 2: Antonio Carlos Lopes autografa exemplar do "Tratado de Medicina de Urgência e Emergência - Da Graduação à Pós-Graduação"

O presidente da SBCM, Antonio Carlos Lopes, esteve na Unifenas no dia 24 de outubro para o lançamento do “Tratado de Medicina de Urgência e Emergência – da Graduação à Pós-Graduação”, livro de sua autoria e do presidente da Associação Brasileira de Medicina de Urgência e Emergência (Abramurgem), Fernando Sabia Tallo. Com dois volumes, a mais completa obra sobre o tema no Brasil possui 2,2 mil páginas e contou com a participação de 455 colaboradores. Na ocasião, Lopes também conversou com os alunos da universidade sobre a importância do humanismo na medicina e do investimento na educação médica de qualidade. “É preciso mostrar aos alunos os problemas que existem para que façam um raciocínio reflexivo e concluam se é isso mesmo que querem, porque essa é uma carreira árdua, de muita responsabilidade na qual qualquer displicência pode significar a morte de um paciente. Na medicina pode-se perdoar tudo, menos uma morte evitável”, afirmou. 



De 04 a 06 de outubro de 2018 a cidade de Belo Horizonte (MG), recebeu mais de mil participantes de 11 estados para o X Congresso Mineiro de Clínica Médica, que aconteceu paralelamente ao VI Congresso Mineiro de Medicina de Urgência e Emergência.

Com tema central "O conhecimento e a colaboração para renovar práticas", o congresso teve atividades em quatro salas simultâneas para debater assuntos como arboviroses e vacinação, formas graves de dengue e febre amarela, infecções respiratórias, tuberculose, risco cardiovascular, estilo de vida e prevenção primária do câncer, tromboembolia venosa e prevenção e novos episódios, cuidado fragmentado e seus efeitos colaterais, urgências no paciente idoso, sepsis e dilemas e desafios na sala de emergência. 

RUA BOTUCATU, 572 - CJ. 112 - SĂO PAULO - SP - CEP 04023-061
TEL (11) 5908-8385 / E-MAIL: SBCM@SBCM.ORG.BR