Treinamento funcional são exercícios que condicionam o corpo para as funções que ele foi originalmente programado para fazer, como andar e correr. Em alguns movimentos, o esforço é do próprio peso, que serve de resistência aos exercícios, e outros usam acessórios, bola suíça, faixas elásticas e minitrampolim, por exemplo.

Agregando diferentes habilidades em um único exercício, trabalha força, equilíbrio e flexibilidade de uma vez só. Ótimo para fortalecer músculos, também atua no sistema cardiorrespiratório, já que exige velocidade de execução das tarefas alto tempo de permanência em cada posição, aumentando a frequência cardíaca de acordo com a intensidade.



Aos que têm dificuldade de manter postura ereta, o treino funcional ajuda a manter a coluna reta, auxiliando na construção da consciência corporal. Cria o hábito de contrair o abdome e alinhar quadril, ombros e pescoço. Mas para o resultado ser duradouro, é fundamental vigiar-se durante as tarefas do dia a dia.

Consequentemente, aumenta a força de sustentação da região central do tronco, diminuindo consideravelmente as dores nas costas, o core. Essa região serve como cinturão que compreende músculos das regiões lombar, pélvica e quadril, estabilizando o corpo de maneira geral.

Para começar não há nenhuma restrição, somente o aval médico para este tipo de atividade física.

Saiba mais em: www.mulhercoracao.com.br

RUA BOTUCATU, 572 - CJ. 112 - SĂO PAULO - SP - CEP 04023-061
TEL (11) 5908-8385 / E-MAIL: SBCM@SBCM.ORG.BR