Destaques

25 Abril 2024
De olho na constante evolução da Clínica Médica, as regionais da SBCM prepararam uma experiência de aprendizado enriquecedora para capacitar os clínicos a oferecerem um cuidado ainda mais eficaz e...
22 Abril 2024
Como representante da especialidade com o maior número médicos especialistas do país, com o maior número de residentes e a menor taxa de ociosidade, a Sociedade Brasileira de Clínica Médica se...
16 Abril 2024
"É comum que os pacientes tenham um cardiologista, um endocrinologista, um cirurgião de referência, um urologista (os homens), um ginecologista (as mulheres) e outros especialistas conforme as...
A Sociedade Brasileira de Clínica Médica recebe mensalmente centenas de cartas de clínicos de todo o Brasil enaltecendo o trabalho realizado pelo Prof. Dr. Antonio Carlos Lopes como médico, professor e líder associativo. Sua presença à frente da SBCM sempre foi – e continua sendo - de extrema importância para a consolidação dos paradigmas que fundamentam, há duas décadas, as ações da entidade. São eles: a defesa da humanização da medicina e da relação médico-paciente, a luta pela democratização do conhecimento e a não-discriminação do atendimento médico, visando sempre o paciente que é o principal foco...

A Sociedade Brasileira de Clínica Médica recebe mensalmente centenas de cartas de clínicos de todo o Brasil enaltecendo o trabalho realizado pelo Prof. Dr. Antonio Carlos Lopes como médico, professor e líder associativo. Sua presença à frente da SBCM sempre foi – e continua sendo - de extrema importância para a consolidação dos paradigmas que fundamentam, há duas décadas, as ações da entidade. São eles: a defesa da humanização da medicina e da relação médico-paciente, a luta pela democratização do conhecimento e a não-discriminação do atendimento médico, visando sempre o paciente que é o principal foco.

Além de presidente da SBCM, Antonio Carlos Lopes é Professor Titular da Disciplina de Clínica Médica da Unifesp/EPM, escola que se destaca como referência de ensino, pesquisa e atendimento médico no país. Com atuação determinante do Prof. Lopes, a Disciplina de Clínica Médica da Unifesp investe no treinamento e ensino de médicos recém-formados, estagiários e residentes, por entender a importância da formação de qualidade através da experiência à beira do leito. A enfermaria com UTI, gabinete dentário e quartos humanizados, é testemunho disso.

Antonio Carlos Lopes também esteve por três anos à frente da Comissão Nacional de Residência Médica, onde trabalhou em favor de aproximar o currículo da residência médica às necessidades de saúde da população. Conseguiu enormes avanços no sentido de diminuir as desigualdades regionais na oferta de vagas e de valorizar a atuação do residente.

Durante o período de 1995 a 1998, o Prof. Lopes obteve reconhecimento internacional quando eleito Governador do Capítulo Brasileiro do American College of Physicians, uma das maiores e mais importantes sociedades médicas do mundo.

Isso caracteriza sua incontestável liderança entre os clínicos do Brasil. Se, por um lado, vem sendo alvo de ofensas, por outro, tem recebido importantes homenagens de diversas entidades médicas nos vários estados brasileiros. Durante o VIII Congresso Paulista de Clínica Médica, realizado em abril na capital paulista, recebeu placa de reconhecimento pela dedicação à Clínica Médica Brasileira. Em Minas Gerais, foi convidado pela Sociedade Brasileira de Cirurgia da Mão para outorgar prêmio com seu nome ao melhor trabalho científico inscrito no 30º Congresso Brasileiro de Cirurgia da Mão. No último dia 19 de maio, esteve em Blumenau (SC) como convidado especial para ministrar uma aula magna durante o simpósio “Geriatria para Clínicos: Medicina Aplicada à Terceira Idade”, organizado pelas Ligas Acadêmicas da Universidade de Blumenau.

Portanto, para que opiniões contrárias sejam levadas em consideração, é necessário ter conhecimento de todas as realizações do Prof. Antonio Carlos Lopes. Do contrário, são apenas declarações que caem no limbo. Como afirma o Professor Lopes, “os cães ladram e a carruagem passa. Esse velho ditado contempla a nobreza das atitudes, a despeito dos frustrados e infortunados”.

Dr. Mario Cardoso Filho

Diretor de Comunicação da SBCM