Destaques

25 Abril 2024
De olho na constante evolução da Clínica Médica, as regionais da SBCM prepararam uma experiência de aprendizado enriquecedora para capacitar os clínicos a oferecerem um cuidado ainda mais eficaz e...
22 Abril 2024
Como representante da especialidade com o maior número médicos especialistas do país, com o maior número de residentes e a menor taxa de ociosidade, a Sociedade Brasileira de Clínica Médica se...
16 Abril 2024
"É comum que os pacientes tenham um cardiologista, um endocrinologista, um cirurgião de referência, um urologista (os homens), um ginecologista (as mulheres) e outros especialistas conforme as...

Não há dúvidas de que a pós-graduação stricto sensu já trouxe grandes contribuições para a Medicina no Brasil. Contudo, é preciso refletir a respeito da efetiva relação custo-benefício. O que a pós-graduação representa atualmente para a sociedade? Os investimentos são de fato revertidos em bônus ao país e aos cidadãos?

Não há dúvidas de que a pós-graduação stricto sensu já trouxe grandes contribuições para a Medicina no Brasil. Contudo, é preciso refletir a respeito da efetiva relação custo-benefício. O que a pós-graduação representa atualmente para a sociedade? Os investimentos são de fato revertidos em bônus ao país e aos cidadãos?

 

A pós-graduação stricto sensu, em particular, merece análise crítica profunda. Inúmeros problemas passam desapercebidos uma vez que, em algumas instituições de ensino, almeja-se o conceito máximo, enquanto que a política atual da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), órgão vinculado ao MEC, é atingir um número mágico de doutores no país. Nessa linha, encontramos orientadores com mais de dez orientandos, professores sem compromisso com a comunidade, linhas de pesquisa mal qualificadas que produzem trabalhos de baixa qualidade sem a menor condição de serem aprovados pelo corpo editorial das principais revistas científicas internacionais.

Como consequência, muitos desses futuros mestres e doutores focam seu trabalho de experimentação no laboratório e não na enfermaria, no ambulatório e no centro cirúrgico. No fim, eles esquecem muito do pouco que aprenderam envolvendo a prática da Medicina.  Além disso, os pós-graduandos deveriam passar por seleção séria, mas, ao contrário, o que se vê é um critério que atende a interesses de professores/orientadores ou a indicações políticas. Enfim, o objetivo é o diploma para completar o currículo e engrossar o do orientador, um verdadeiro desrespeito ao dinheiro público.

Pós-graduação stricto sensu não é sinônimo de competência no exercício profissional. Ela tem que representar na Medicina o compromisso com o aprimoramento profissionalizante que é o que a população espera do investimento feito através do pagamento de seus impostos. A comunidade quer um médico mais bem preparado e que exerça a Medicina com humanismo, ótima relação médico-paciente e custos menores.

Em relação à residência médica, o recente aumento do número de bolsas em instituições de regiões afastadas e de difícil acesso. As autoridades se esquecem de que é fundamental haver recursos humanos e materiais, além de preceptoria competente, para que a residência médica atinja seu objetivo. Os residentes não podem ser encarados como mão de obra barata - atendendo à deficiência do serviço de saúde naquelas regiões - por falta de uma política de governo que esteja de acordo com as necessidades locais. É mais uma prova da incompetência do Departamento de Residência e Projetos Especiais na Saúde da Secretaria de Educação Superior do MEC.

Trata-se de uma discussão que deve ser aprofundada em nome do investimento criterioso do dinheiro público e da formação médica de qualidade.

 

Antonio Carlos Lopes é Presidente da Sociedade Brasileira de Clínica Médica

Artigo publicado no jornal Todo Dia em 26/03/2010

Artigo publicado no Portal do CFM em 29/10/2010