Destaques

25 Abril 2024
De olho na constante evolução da Clínica Médica, as regionais da SBCM prepararam uma experiência de aprendizado enriquecedora para capacitar os clínicos a oferecerem um cuidado ainda mais eficaz e...
22 Abril 2024
Como representante da especialidade com o maior número médicos especialistas do país, com o maior número de residentes e a menor taxa de ociosidade, a Sociedade Brasileira de Clínica Médica se...
16 Abril 2024
"É comum que os pacientes tenham um cardiologista, um endocrinologista, um cirurgião de referência, um urologista (os homens), um ginecologista (as mulheres) e outros especialistas conforme as...

A medicina de urgência no Brasil, infelizmente, ainda não recebe a prioridade que merece. Temos alarmantes índices de mortalidade em emergência, mas as autoridades responsáveis assistem passivas ao caos...

A medicina de urgência no Brasil, infelizmente, ainda não recebe a prioridade que merece. Temos alarmantes índices de mortalidade em emergência, mas as autoridades responsáveis assistem passivas ao caos.

Por iniciativa da Sociedade Brasileira de Clínica Médica, a qual tenho a honra de presidir, conseguimos, nos últimos anos, incentivar a criação de disciplina em diversas faculdades. Porém, continuamos esbarrando na falta de um arcabouço para o atendimento de emergência, para a prática segura do médico. Faltam ainda políticas públicas consistentes para garantir qualidade na assistência aos cidadãos, além de reduzir o tempo de internação, evitar e/ou tratar seqüelas de pacientes e melhorar a resolutividade do sistema.

Ainda brigamos quase que sozinhos pelo fortalecimento dessa área do conhecimento médico. Entretanto, embora tenhamos fundado a Associação Brasileira de Medicina de Urgência e Emergência neste ano de 2009, defendemos que a Medicina de Urgência e Emergência não se caracteriza como uma especialidade médica.

É fácil entender essa afirmativa porque não existe correspondente na Academia e não está contemplada no rol de Especialidades do Mercosul. Esse campo de medicina, aliás, requer ações multidisciplinares e até multiprofissionais. Na linha de frente de atendimento requer o conhecimento de médicos de diversas especialidades.

É preciso entender ainda que a criação de uma Sociedade Científica nada tem a ver com a criação de uma nova Especialidade Médica. Para que se cumpra o compromisso associativo e de construção do conhecimento, basta a existência de uma Sociedade Civil organizada, com pessoas competentes e que possuam todas as devidas titulações acadêmicas e profissionais para, dessa forma, atingir seu objetivo que é contribuir com a nossa comunidade.

Evidentemente que é fácil entender que indivíduos destituídos de titulação procurem criar algo que os contemple. Mas não é essa a visão que precisamos ter sobre a Medicina de Urgência e Emergência. Também não é política da Comissão Nacional de Residência Médica criar uma nova Especialidade que venha a ser reconhecida pela Comissão Mista de Especialidades. Isso implicaria em financiamento, regulação e avaliação, o que é do desconhecimento de quem preconiza criar mais uma Especialidade Médica.

A medicina de urgência e emergência deve ter como foco o paciente, única e exclusivamente.

 

Prof. Dr. Antonio Carlos Lopes é presidente da Sociedade Brasileira de Clínica Médica

Artigo publicado em 27/09/2009 no Portal da APM