O verão está chegando ao fim, mas o clima não percebeu a mudança e o calor está atingindo, intensamente, várias cidades do país. A melhor opção para refrescar o ar dos ambientes é uma janela aberta. Segundo o presidente da Sociedade Brasileira de Clínica Médica, o médico Antonio Carlos Lopes, "a ventilação ambiental é o melhor modo de amenizar o calor de um ambiente". Ele explica que os aparelhos de ar condicionado absorvem muita poluição do meio externo e produzem um ar muito seco, "que pode prejudicar as vias respiratórias".

Uma solução que junta o custo baixo ao benefício é o ventilador portátil. Mas Lopes alerta sobre algumas precauções durante a utilização do aparelho. "Se for necessário utilizar um ventilador, ele deve fazer circular o ar do ambiente, e não jogar o vento direto na pessoa. A corrente de vento direta pode prejudicar as vias respiratórias, ressecar a conjuntiva (membrana que reveste internamente as pálpebras) e aumentar as chances de uma conjuntivite e outros problemas."Como é um objeto funcional, o ventilador pode ser escolhido como um item de decoração. Para a decoradora Camilla Matarazzo, a escolha do local para colocar ventilador portátil vai de acordo com a necessidade da pessoa. "Mas isso não impede que a peça seja escolhida para combinar com o ambiente."

Essas ferramentas de combate ao calor são vendidas em vários designs e cores, o que facilita na escolha para combinar com os espaços internos. Os coloridos podem virar objetos de decoração divertidos. E os aparelhos com design moderno encaixam perfeitamente em ambientes tecnológicos da casa, como o escritório onde fica o computador, ou a sala de estar, cuja decoração conta com home theater, aparelho de DVD e televisão de plasma, ou LCD, de 42 polegadas.

"Aqueles que têm design e cores mais parecidos com madeira se encaixam em ambientes de casas de campo. Os ventiladores prateados, por exemplo, vão bem em escritórios. Também tem aqueles divertidos, como os vermelhos, que dão um toque a mais nos ambientes", diz Camilla.

Como esses eletrodomésticos são desenvolvidos para os dias quentes, quando seus designs combinam com o interior do quarto, ou da sala, "os ventiladores não precisam ir para dentro do armário durante o clima frio", assegura Camila.

Para publicitário Rafael Carrieri, da agência J3P, os ventiladores têm mais utilidades, além de ventilar. Ele comprou recententemente dois ventiladores portáteis e diz que um cumpre bem a função que oferece e tem um design moderno, que combina com a casa. "Eu não queria instalar um ventilador de teto, ou um aparelho de ar condicionado, porque a instalação exige muita mão de obra. O pequeno ventilador fica num cantinho da sala e não atrapalha niguém", explica.

Como Carrieri passa alguns fins de semana na praia, o outro ventilador soluciona um dos males do litoral. Ele explica que além de refrescar o ambiente, "ele serve muito bem para espantar os mosquitos".

Prof. Dr. Antonio Carlos Lopes é presidente da Sociedade Brasileira de Clínica Médica
Artigo publicado na Gazeta Mercantil/Caderno D - Pág. 6 no dia 18 de fevereiro de 2009