"É comum que os pacientes tenham um cardiologista, um endocrinologista, um cirurgião de referência, um urologista (os homens), um ginecologista (as mulheres) e outros especialistas conforme as doenças de base. Qual deles deve cuidar do paciente internado? Essa resposta não é simples, porém há um especialista capaz de centralizar os cuidados do paciente internado: o clínico.

O clínico que se dedicou aos estudos e cuidados do paciente internado é chamado de hospitalista. Sua importância é indiscutível pois ele é capaz de olhar o paciente de maneira global e integrativa: conhece os membros da equipe do hospital, sabe as rotinas da instituição e consegue resolver quase a totalidade das situações passíveis de internação. É ainda o responsável por conversar com o paciente e os familiares para definir os próximos passos nos cuidados do paciente, tem bom relacionamento com os profissionais das demais especialidades e solicita apoio quando precisa deles"

Leia o artigo completo de Aline Camile Yehia e Guilherme Donini, respectivamente, presidente e diretor da regional mineira da Sociedade Brasileira de Clínica Médica na coluna Letra de Médico, do site da Revista Veja: https://veja.abril.com.br/coluna/letra-de-medico/eu-quero-ver-o-meu-medico-este-e-um-pedido-a-ser-feito-em-internacoes/