Uma equipe de pesquisadores franceses encontrou a dose de ômega-3 adequada para prevenir doenças cardiovasculares em homens saudáveis. Na pesquisa, foi mostrado que uma dose de 200 mg/dia de DHA (ácido docosahexaenoico), um ácido graxo ômega-3, é suficiente para afetar os marcadores bioquímicos que predizem problemas cardiovasculares, como aterosclerose e diabetes.

Este é o primeiro estudo a identificar a quantidade necessária de DHA para promover a saúde do coração. Segundo Michel Lagarde, coautor do estudo, esta pesquisa mostra que consumir regularmente pequenas quantidades de DHA parece melhorar a saúde das pessoas, especialmente no que se refere ao funcionamento cardiovascular.

Para determinar a dose ótima de DHA, Lagarde e colegas examinaram o efeito de doses crescentes de DHA em 12 voluntários saudáveis, homens com idades entre 53 e 65 anos. Os voluntários consumiram cada uma das doses de 200, 400 800 e 1600 mg/dia de DHA, cada dose durante duas semanas, sendo que o DHA era o único ácido-graxo ômega-3 na dieta.

Foram coletadas amostras de sangue e urina antes e depois de cada dose e 8 semanas depois de parar com a suplementação de DHA. Os pesquisadores então examinaram essas amostras em relação a marcadores bioquímicos para verificar os efeitos de cada dose sobre os voluntários.

"Agora temos uma boa ideia sobre a quantidade adequada de DHA. O próximo passo é testar um estudo clínico envolvendo uma maior número de pessoas", disse Gerald Weissmann, M.D., editor-chefe do FASEB Journal. Até lá, darei preferência a alimentos ricos em ômega-3 como o peixe, ao invés de tomar pílulas com ômega-3".

Fonte: Emedix, 17 de setembro de 2009.