O hábito de fumar não apenas aumenta o risco de câncer e doenças cardiovasculares, mas também atrapalha o paladar, deixando os alimentos menos saborosos, segundo estudo da Universidade Aristóteles, na Grécia. De acordo com os pesquisadores, o tabagismo pode afetar o formato das papilas gustativas e a formação de vasos sanguíneos no local.

Foram avaliados 62 homens jovens das forças armadas gregas – metade dos quais eram fumantes –, que tiveram medidos sua sensibilidade gustativa e o número e formato de suas papilas gustativas. E as análises indicaram que as papilas gustativas dos fumantes eram mais lisas do que a dos não-fumantes.

Os pesquisadores explicam que “a nicotina pode causar mudanças funcionais e morfológicas” nas papilas gustativas, sem afetar severamente seu número, e isso faria do tabagismo um importante fator de redução da sensibilidade do paladar. “Diferenças estatisticamente importantes entre o paladar dos fumantes e dos não-fumantes foram detectadas”, destacaram os autores, ressaltando que mais estudos são necessários para confirmação.

Fonte: Bibliomed, 24 de Agosto de 2009.