Destaques

25 Março 2024
Com pesar, informamos o falecimento de Dr. Roberto Abrao Raduan. A SBCM presta condolências aos amigos e familiares e agradecemos imensamente pelo legado que deixou para a Clínica Médica. Dr. Raduan...
22 Março 2024
A regional Alagoas da Sociedade Brasileira de Clínica Médica estreia no dia 6 de abril, às 08h30, o Café com Clínica, um encontro educacional e informativo no Best Western Premier. O palestrante...
15 Março 2024
Antonio Carlos Lopes, presidente da Sociedade Brasileira de Clínica Médica Pela 9ª vez, celebraremos o Dia do Clínico no próximo dia 16 de março. A data é uma das muitas conquistas da Sociedade...

Todos os anos, as doenças diarréicas e infecções respiratórias agudas levam ao óbito mais de 3,5 milhões de crianças menores de cinco anos no mundo. A maioria destas mortes poderia ser evitada com o simples hábito de lavar as mãos com sabonete e água, especialmente antes de preparar os alimentos e após o uso do banheiro1. Segundo dados da Unicef de 2009, lavar as mãos com sabão pode reduzir a incidência de casos de doença em até 44%2...

Todos os anos, as doenças diarréicas e infecções respiratórias agudas levam ao óbito mais de 3,5 milhões de crianças menores de cinco anos no mundo. A maioria destas mortes poderia ser evitada com o simples hábito de lavar as mãos com sabonete e água, especialmente antes de preparar os alimentos e após o uso do banheiro1. Segundo dados da Unicef de 2009, lavar as mãos com sabão pode reduzir a incidência de casos de doença em até 44%2.

 

Em 2009, a pesquisa “Real Life Clinical Trial”, coordenada pela médica sanitarista, Dra. Myriam Sidibe, envolveu 70 comunidades em Mumbai, na Índia, com o objetivo de avaliar  como o hábito de lavagem das mãos está relacionado à incidência de doenças. Após dez meses de estudo com 1.656 famílias, obervou-se que as crianças que faziam uso de sabonete antes das refeições e após usar o banheiro, apresentaram uma redução de 25% na ocorrência de diarreia, 15% no número de infecções respiratórias e 46% de infecções nos olhos3.

 

Sabonetes antibacterianos como o Lifebuoy, marca da Unilever, lideram uma importante missão social que visa trazer proteção, segurança e saúde para a população através da promoção ativa do hábito de lavar as mãos. 

 

Lifebuoy tem feito parcerias com organizações públicas e privadas por todo o mundo que partilham do mesmo compromisso com a saúde e a higiene. Essas parcerias resultaram na criação do Dia Mundial de Lavar as Mãos, 15 de outubro, conscientizando a população da importância de se lavar as mãos com água e sabonete. A adoção universal desta prática poderia reduzir as mortes por diarreia de 50% para 30% e por doença de infecções respiratórias, de 45% para 21%4.

 

Você , profissional da saúde, tem papel fundamental na orientação da correta lavagem das mãos para a prevenção de doenças.
Abrace esta causa!

 

 

 

Referências
1. França, E. e Lansky, S. Mortalidade Infantil Neonatal no Brasil: Situação, Tendências e Perspectivas. Brasil, 2008.
2. UNICEF, Soap, toilets and taps: a Foundation for Healthy Children – how UNICEF Supports Water, Sanitation and Hygiene, fevereiro 2009, p.19.
3. http://www.unilever.com/images/sd_WayofLifeJan2010_for_web1_tcm13-213741.pdf.
4. Curtis V, Cairncross S. Effect of washing hands with soap on diarrhoea risk in the community: a systematic review. Lancet Infectious Diseases 2003;3(5):275–81.