Destaques

3 Julho 2024
A Sociedade Brasileira de Clínica Médica firmou uma parceria com a Med.IQ Academy, referência em Educação Médica, para desenvolver conteúdos e cursos de alta qualidade, visando sempre a excelência...
17 Junho 2024
Prof. Dr. Renato Delascio Lopes, diretor de Assuntos Internacionais da Sociedade Brasileira de Clínica Médica, foi selecionado entre os Pesquisadores Altamente Citados pelo tradicional ranking...
24 Mai 2024
Artigo de Luiz Guilherme Camargo de Almeida Presidente da Regional Alagoas da Sociedade Brasileira de Clínica Médica Recentemente, fui chamado para dar um parecer sobre um caso na Sala de Emergência...

Todos os anos, as doenças diarréicas e infecções respiratórias agudas levam ao óbito mais de 3,5 milhões de crianças menores de cinco anos no mundo. A maioria destas mortes poderia ser evitada com o simples hábito de lavar as mãos com sabonete e água, especialmente antes de preparar os alimentos e após o uso do banheiro1. Segundo dados da Unicef de 2009, lavar as mãos com sabão pode reduzir a incidência de casos de doença em até 44%2...

Todos os anos, as doenças diarréicas e infecções respiratórias agudas levam ao óbito mais de 3,5 milhões de crianças menores de cinco anos no mundo. A maioria destas mortes poderia ser evitada com o simples hábito de lavar as mãos com sabonete e água, especialmente antes de preparar os alimentos e após o uso do banheiro1. Segundo dados da Unicef de 2009, lavar as mãos com sabão pode reduzir a incidência de casos de doença em até 44%2.

 

Em 2009, a pesquisa “Real Life Clinical Trial”, coordenada pela médica sanitarista, Dra. Myriam Sidibe, envolveu 70 comunidades em Mumbai, na Índia, com o objetivo de avaliar  como o hábito de lavagem das mãos está relacionado à incidência de doenças. Após dez meses de estudo com 1.656 famílias, obervou-se que as crianças que faziam uso de sabonete antes das refeições e após usar o banheiro, apresentaram uma redução de 25% na ocorrência de diarreia, 15% no número de infecções respiratórias e 46% de infecções nos olhos3.

 

Sabonetes antibacterianos como o Lifebuoy, marca da Unilever, lideram uma importante missão social que visa trazer proteção, segurança e saúde para a população através da promoção ativa do hábito de lavar as mãos. 

 

Lifebuoy tem feito parcerias com organizações públicas e privadas por todo o mundo que partilham do mesmo compromisso com a saúde e a higiene. Essas parcerias resultaram na criação do Dia Mundial de Lavar as Mãos, 15 de outubro, conscientizando a população da importância de se lavar as mãos com água e sabonete. A adoção universal desta prática poderia reduzir as mortes por diarreia de 50% para 30% e por doença de infecções respiratórias, de 45% para 21%4.

 

Você , profissional da saúde, tem papel fundamental na orientação da correta lavagem das mãos para a prevenção de doenças.
Abrace esta causa!

 

 

 

Referências
1. França, E. e Lansky, S. Mortalidade Infantil Neonatal no Brasil: Situação, Tendências e Perspectivas. Brasil, 2008.
2. UNICEF, Soap, toilets and taps: a Foundation for Healthy Children – how UNICEF Supports Water, Sanitation and Hygiene, fevereiro 2009, p.19.
3. http://www.unilever.com/images/sd_WayofLifeJan2010_for_web1_tcm13-213741.pdf.
4. Curtis V, Cairncross S. Effect of washing hands with soap on diarrhoea risk in the community: a systematic review. Lancet Infectious Diseases 2003;3(5):275–81.