No mês de julho a Liga Acadêmica de Medicina de Urgência do São Francisco (Lamusf), da Universidade Federal do Vale do São Francisco, tornou-se a primeira liga de Medicina de Urgência credenciada pela... No mês de julho a Liga Acadêmica de Medicina de Urgência do São Francisco (Lamusf), da Universidade Federal do Vale do São Francisco, tornou-se a primeira liga de Medicina de Urgência credenciada pela SBCM. Para o presidente do Capítulo de Medicina de Urgência da SBCM, Hélio Penna Guimarães, esta iniciativa deve ser seguida por estudantes de outras instituições. "Com o credenciamento da Lamusf a SBCM inicia uma nova etapa para o fortalecimento da Medicina de Urgência no país, aproximando os alunos a esta importante área de atuação do clínico", afirma.

Criada em março deste ano, a liga nasceu com o objetivo principal de promover aos estudantes o aperfeiçoamento de suas habilidades e aprimorar a qualidade do atendimento de urgência na região do Vale do São Francisco. "Temos muito orgulho em ser a primeira liga acadêmica de Medicina de Urgência credenciada pela SBCM", diz o diretor científico, Abel da Costa Neto.

A metodologia de trabalho é dividida em três etapas que correspondem ao período de um ano cada. Durante os três anos são abordados conteúdos de anatomia topográfica, introdução às urgências, adaptação aos ambientes hospitalar e cirúrgico, condutas em urgências clínicas e cirúrgicas, atividades com pesquisas, oficinas e palestras nas comunidades selecionadas, plantões em unidades de urgência e discussões de casos clínicos. A Lamusf já tem seu próprio site, que pode ser acessado no endereço www.lamusf.com.