Realizado em Gramado (RS) no início de setembro, junto com o 2º Congresso Internacional de Medicina de Urgência, o 8º Congresso Brasileiro de Clínica Médica reuniu mais de 5.200 participantes, representando o reconhecimento da especialidade pela sociedade... {mosimage}Realizado em Gramado (RS) no início de setembro, junto com o 2º Congresso Internacional de Medicina de Urgência, o 8º Congresso Brasileiro de Clínica Médica reuniu mais de 5.200 participantes, representando o reconhecimento da especialidade pela sociedade médica brasileira. Foi considerado por todos um ótimo congresso. O evento teve representantes de todas as regiões do país e de importantes entidades médicas.

Além do Prof. Antonio Carlos Lopes, presidente de honra do Congresso e presidente da Sociedade Brasileira de Clínica Médica, estiveram presentes durante todo o evento os presidentes do Conselho Federal de Medicina (CFM), Dr. Edson de Oliveira Andrade; da Associação Médica do Rio Grande do Sul (Amrigs), Dr. Newton Barros; e do Conselho Regional de Medicina do Rio Grande do Sul (Cremers), Dr. Luiz Augusto Pereira. Para o Dr. Edson Andrade, que é clínico e pneumologista, o número de participantes indica que a sociedade médica percebe cada vez mais que o profissional precisa ver o paciente da maneira mais ampla possível.

A abertura contou ainda com as participações do governador do Rio Grande do Sul, Germano Rigotto; e do presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Jorge Almeida Guimarães. Rigotto manifestou o orgulho do estado em sediar o evento e afirmou que a mais significativa das funções da atividade médica é a atividade clínica. Guimarães entregou uma placa de Homenagem Póstuma à família do professor da Escola Paulista de Medicina, Carl Peter Von Dietrich, falecido em fevereiro deste ano. O Professor Dietrich foi um dos mais importantes pesquisadores da medicina brasileira.