A ideia do grupo brasileiro Coalizão é testar a eficácia da rivaroxabana em dose plena em comparação a da heparina (intravenosa), para identificar se a primeira droga será capaz de diminuir ainda mais a formação de coágulos. A pesquisa é liderada no Brasil pelo doutor Renato Lopes, full professor da Divisão de Cardiologia do Duke Medical Center, nos Estados Unidos, e diretor da SBCM.

O objetivo é testar a medicação em até 600 pacientes em 40 hospitais no país. Até o momento, 10 voluntários estão participando da testagem com a rivaroxabana.

O grupo Coalização é formado pelas instituições Hospital Israelita Albert Einstein, HCor, Hospital Sírio Libanês, Hospital Moinhos de Vento, Hospital Alemão Oswaldo Cruz, BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo, Brazilian Clinical Research Institute (BCRI) e Rede Brasileira de Pesquisa em Terapia Intensiva (BRICNet).

Renato Lopes conversou com diversos veículos de imprensa. Assista a entrevista concedida para a Jovem Pan: https://www.youtube.com/watch?v=SIuiIxGSl5Y.