Fonte: AMB

A medicina brasileira ganhou mais um destaque internacional. O presidente da Associação Médica Brasileira (AMB), Lincoln Ferreira, é o novo presidente da Confederação Médica Ibero-Latina-Americana e do Caribe (Confemel). A mudança na liderança da entidade ocorreu depois que Anibal Cruz Senzano renunciou à presidência da Confemel para assumir o cargo de Ministro da Saúde na Bolívia. Lincoln Ferreira acredita que a entidade é muito importante por fazer um intercâmbio de auxílio, atuação conjunta e de aquisição de experiências entre países ibero-latino-americanos.



“O Brasil tem protagonismo mundial na área da saúde e é muito bom atestar esse reconhecimento quando fomos eleitos nas duas principais entidades médicas: a Associação Médica Mundial (WMA) e a Confemel. Na confederação teremos a oportunidade de debater a formação médica na América Latina, que possui escolas precárias em alguns países, com péssima qualidade de ensino. Isso afeta grandemente nosso País, pois os egressos que retornam ao Brasil não têm qualificação para exercer medicina e são reprovados nas provas de revalidação. Para facilitar que estas pessoas atuem como médicos no País, há máfias que atuam nos dois lados da fronteira, em esquemas de venda de transferências de vagas e em cursos de revalidação de diplomas”, destaca.

A Confemel é uma entidade privada, não governamental, sem fins lucrativos, com seus próprios recursos e alcance internacional, que representa e é constituída por todas as instituições médicas com representação nacional, as instituições fundadoras e os adeptos dos países de América Latina, Iberoamérica e Caribe.