Na manhã do dia 09 de outubro, foi realizada a cerimônia de abertura do 13º CBCM. A solenidade, coordenada pelo presidente do congresso e da SBCM Regional-SC, Carlos Roberto Seára Filho, contou com a ilustre presença do presidente da SBCM, Antonio Carlos Lopes, e do presidente da Associação Brasileira de Medicina de Urgência e Emergência (Abramurgem), Fernando Sabia Tallo.

Em discurso, Antonio Carlos Lopes lembrou a trajetória de sucesso da entidade, que hoje tem 26 anos de vida. “A primeira edição do CBCM foi realizada em Belém (PA) e contou com um público de 800 pessoas. Hoje fico emocionado de ver que os nossos eventos reúnem mais de 4 mil congressistas”, afirmou. Nesse contexto, anunciou o lançamento do livro "SBCM - 25 anos de luta", escrito por ele e editado pela Atheneu, obra que resgata a história da entidade. Para encerrar sua fala, Lopes formalizou a criação do Dia do Clínico, que passará a ser comemorado anualmente na data de 16 de março, ocasião da fundação da SBCM.

 Presidente do congresso, Carlos Roberto Seara Filho entrega placa de homenagem para Antonio Carlos Lopes

Após os discursos, foram entregues as homenagens. O presidente da SBCM recebeu emocionado uma placa com os dizeres: "A Sociedade Brasileira de Clínica Médica completou, em março de 2014, 25 anos de história e os clínicos do Brasil só têm a agradecer e enaltecer seu trabalho e dedicação nestes anos como idealizador e fundador da SBCM".

Lançamento do Livro “SBCM – 25 anos de luta”, que resgata a trajetória da entidade desde sua fundação 

Em retribuição, Carlos Roberto Seára Filho e sua esposa, Paula Fisher, foram também homenageados pela inestimável contribuição prestada à SBCM e por terem colaborado de maneira decisiva na organização do congresso.