O presidente da SBCM é mais uma vez apontado como um dos dez finalistas para o Prêmio Jabuti, na categoria Ciências da Saúde. O anúncio foi feito no dia 18 de setembro pelo comitê organizador desta 55ª edição do prêmio. A obra contemplada é o "Manual de Medicina de Urgência", editado pela Atheneu e de coautoria de Renato Delascio Lopes, Letícia Sandre Vendrame e Hélio Penna Guimarães. O livro, que teve a participação de 126 colaboradores, traz os mais recentes avanços nessa área de atuação, tendo como foco o dia a dia dos médicos nas salas de emergência e prontos-socorros.



Antonio Carlos Lopes já havia recebido, em 2007, o Prêmio Jabuti pelo seu “Tratado de Clínica Médica”, que já vendeu mais de 10 mil exemplares e é adotado em todas as escolas médicas brasileiras. Dividido em três volumes, que somam 5.465 páginas, levou dois anos para ser editado e teve colaboração de mais de mil autores brasileiros. “É um livro que atende satisfatoriamente as necessidades dos alunos, dos residentes, dos pós-graduandos, dos médicos dos grandes centros e dos médicos afastados dos grandes centros; é uma obra para ensino e para atualização, e seu conteúdo representa a consolidação da Clínica Médica”, afirmou Lopes.

Os resultados finais serão divulgados em 17 de outubro. O conselho curador do Jabuti é formado por José Luiz Goldfarb, Antonio Carlos Sartini, Frederico Barbosa, Luis Carlos Menezes, Marcia Ligia Guidin. Os jurados são conhecidos apenas na cerimônia de entrega do prêmio.