O Grupo de Estudos das Doenças Inflamatórias Intestinais do Brasil (GEDIIB) e a Federação Brasileira de Gastrenterologia lançam, com apoio da SBCM, campanha intitulada “Seu Intestino Mudou?”, que tem como objetivo alertar a população sobre a importância do diagnóstico precoce das doenças inflamatórias intestinais. “Tanto a doença de Crohn, quanto a retocolite ulcerativa, trazem  importantes consequências físicas e emocionais, comprometendo significativamente a qualidade de vida dos doentes”, afirma o chefe da disciplina de Gastroenterologia da Escola Paulista de Medicina e presidente do GEDIIB, Sender Miszputen.



A ideia de se fazer uma campanha educativa sobre o tema nasceu por conta de uma enquete realizada com cidadãos leigos em seis capitais brasileiras. “Descobrimos que quase 100% deles não têm conhecimento das doenças inflamatórias intestinais e a maioria não vê necessidade de procurar atendimento médico quando do aparecimento dos principais sintomas, o que é bastante preocupante”, diz.

A campanha também busca atingir a classe médica. “Queremos lembrar, especialmente aqueles que atuam nos serviços de emergência, a respeito dos sintomas da doença de Crohn e da retocolite ulcerativa para que fiquem mais atentos”, afirma Miszputen.