Aconteceu em Brasília, dia 21 de novembro, mais um encontro do FORMED/IFES, Fórum Nacional de Dirigentes de Escolas de Medicina das Instituições Federais de Ensino Superior. A reunião, realizada nas dependências da Câmara dos Deputados, teve a presença de representantes do Conselho Federal de Medicina, da Associação Brasileira de Hospitais Universitários de Ensino (Abrahue) e das universidades federais da Bahia, Rio de Janeiro, Ouro Preto, Santa Catarina, Minas Gerais, Rio Grande do Norte, Tocantins e São Paulo. Também contou com a participação dos deputados federais, Newton Lima e Nelson Marquezelli.



“A reunião apontou como próximos encaminhamentos estabelecer grupos de trabalho para discutir temas importantes como: financiamento, relação entre hospital universitário e escola médica, corpo docente do hospital universitário, Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares, capacitação de servidores, entre outros assuntos. Essas discussões darão origem a demandas que posteriormente serão encaminhadas para as autoridades competentes”, afirmou Antonio Carlos Lopes, coordenador do FORMED e Diretor da Escola Paulista de Medicina da Unifesp. De acordo com ele, o Fórum representa um novo paradigma para as escolas médicas das instituições federais de ensino superior. “Sua criação veio atender às necessidades que todos tinham, mas que isoladamente e sem apoio dos seus pares não conseguiam levar a diante”, explica.

Constituído em 13 de agosto deste ano, o FORMED/IFES tem caráter permanente, visando estudar e propor soluções para problemas relacionados às escolas médicas federais. A próxima reunião do fórum será realizada dia 21 de fevereiro na cidade de Salvador (BA).