O Centro de História e Filosofia das Ciências da Saúde da Unifesp (CeHFi) traz pela primeira vez ao Brasil o Congresso de Humanidades Médicas, que será realizado dias 15 e 16 de março de 2013 no Edifício dos Anfiteatros da EPM/Unifesp. O evento internacional, que está em sua terceira edição, irá abordar um vasto leque de temas relacionados à área das humanidades que são de interesse das diversas disciplinas e especialidades médicas. “A Medicina, principalmente neste último século, experimentou um enorme desenvolvimento científico e tecnológico, que acabou criando, por outro lado, um importante distanciamento na relação médico-paciente. Nosso trabalho é realizado no sentido de resgatar essa dimensão humana da Medicina, que envolve não apenas os aspectos de diagnóstico e tratamento, mas também as dimensões afetivas, sentimentais, de visão de mundo e de cultura”, explica Dante Marcello Claramonte Gallian, diretor do CeHFi/Unifesp e Presidente do Capítulo de História de Medicina da SBCM.

O Congresso também tem como finalidade reforçar a contribuição do nosso país para a formação e educação continuada do médico e do profissional da saúde. “No exterior, o Brasil é reconhecido como líder emergente no que se refere ao desenvolvimento da medicina. Porém faz pouco tempo que avançamos nas discussões sobre o papel das humanidades no esforço pela humanização dos serviços e dos profissionais da saúde”, afirma Gallian. Segundo ele, a EPM/Unifesp também está na dianteira desses movimentos e já firmou convênio de pesquisa com o Center of Humanities and Health do King’s College de Londres.

Outra novidade é que, para esta edição do Congresso, está sendo preparada a Revista Internacional de Humanidades Médicas, uma publicação eletrônica de cunho científico que poderá ser acessada em três línguas - português, espanhol e inglês. De acordo com Gallian, o objetivo, além de dar suporte acadêmico e científico ao evento, é aumentar a divulgação do tema, especialmente na América Latina. Os trabalhos científicos inscritos no Congresso e aprovados pela comissão julgadora serão automaticamente publicados nesta revista, cujo primeiro número deve ser lançado ainda em setembro.

Mais informações e inscrições pelo site: www.unifesp.br/centros/cehfi