“A valorização do profissional médico por meio de uma carreira de Estado é indispensável”, argumenta o vice-presidente do Conselho Federal de Medicina (CFM), Carlos Vital. Para ele, a sociedade também precisa que “o médico tenha dignidade, continuidade de estudo e satisfação do trabalho”.  A afirmação foi durante seminário promovido pelas comissões de Seguridade Social e Família, da Câmara dos Deputados; e de Assuntos Sociais, do Senado Federal; no dia 27 de junho. No evento, além da proposta de emenda à Constituição que cria a carreira de Estado para os médicos (PEC 454/2009), foi discutido o financiamento da saúde e a formação do médico.

Carlos Vital também alertou que não é aceitável “jogar” o profissional em uma região longínqua sem nenhuma estrutura e condição de assistência. “Não se faz medicina apenas com vontade e um estetoscópio”.

Na opinião do vice-presidente do Conselho, a Carreira para médicos somente dará certo se houver uma reforma monetária. “Os municípios estão empobrecidos. Enquanto não houver uma reforma monetária não haverá carreira, mas isto é uma obrigação da União”. Durante a exposição, Vital ressaltou que a saúde é o maior investimento do combate a desigualdade social: “é preciso ter mais do que vontade política, precisa ter coerência”.

Propostas - O deputado Eleuses Paiva (PSD-SP) é autor da proposta de emenda à Constituição que cria a carreira de médico nos serviços públicos federal, estadual e municipal (PEC 454/09). Durante o Seminário, o deputado disse acreditar que a PEC vai ajudar a resolver o problema da falta de médicos em determinadas localidades do Brasil.

Paiva citou dados do Conselho Federal de Medicina (CFM), segundo o qual, ao contrário do que se pensa, não há escassez de médicos no País. "Não falta médico. Falta uma política inadequada da fixação dos médicos nas cidades menores, nas cidades mais distantes, nas periferias das cidades. O próprio Ministério da Saúde reconhece a precariedade do vínculo entre o profissional de saúde e o gestor. Com essa PEC queremos acabar com essa precariedade, para que nós possamos ter profissionais à disposição da sociedade brasileira em qualquer setor do território nacional."

A PEC que cria a carreira de Estado para os médicos já foi aprovada na Comissão de Constituição e Justiça e aguarda a formação de uma comissão especial onde será analisada

Fonte: CFM