Na última semana foi confirmada a manutenção do presidente da SBCM, professor Antonio Carlos Lopes, na Secretaria Executiva da Comissão Nacional de Residência Médica – órgão ligado ao Ministério da Educação. O professor é Secretário Executivo da CNRM há três anos.

Nesse período, a Comissão abriu espaço para a participação das entidades médicas, das sociedades de especialidade e da academia. Além disso, foram criadas mais de 700 vagas para residentes e foram implantados critérios rigorosos nas avaliações dos programas. Também foi criado o curso de atualização à distância para médicos residentes, que foi premiado no ano passado pela Associação Brasileira de Marketing em Saúde.

A manutenção do professor no cargo garante a continuidade da revisão dos currículos das residências médicas de todas as especialidades, que valoriza os princípios humanísticos da assistência à saúde e as particularidades de cada região. Lopes se comprometeu a investir ainda mais na visão humanista da medicina, ao contrário daquela que prioriza os aspectos tecnológicos da área.