A cerimônia de abertura oficial do evento aconteceu na tarde do dia 27 de outubro no teatro Positivo, com capacidade para 2.300 pessoas.  Após a emocionante execução do hino nacional, interpretado pela Corporação Musical da Polícia Militar do Paraná, foi dada a palavra ao Presidente do Congresso e Vice-Presidente da SBCM, Prof. Dr. César Alfredo Pusch Kubiak...

A cerimônia de abertura oficial do evento aconteceu na tarde do dia 27 de outubro no teatro Positivo, com capacidade para 2.300 pessoas.  Após a emocionante execução do hino nacional, interpretado pela Corporação Musical da Polícia Militar do Paraná, foi dada a palavra ao Presidente do Congresso e Vice-Presidente da SBCM, Prof. Dr. César Alfredo Pusch Kubiak.  Em seu discurso de abertura, reforçou o fato de que a Clínica Médica é complexa, facetada, abrangente e multidisciplinar, sendo a especialidade mãe que aglutina todas as demais com as quais tem interface e interação. Ele agradeceu emocionado ao Prof. Dr. Antonio Carlos Lopes pelo muito que fez pela valorização da especialidade. “Trata-se de um idealista que estruturou a SBCM, entidade essa que nos deu voz, credibilidade e espaço, sonho dos milhares de clínicos que, como eu, se encontravam na diáspora. Promoveu campanhas meritórias pelo resgate da importância da Clínica Médica, pela valorização do nosso trabalho e pela re-humanização da Medicina. Educador nato, crítico contundente, debatedor implacável. Baluarte na defesa do ensino médico de qualidade e dos programas de pós-graduação que atendam às reais necessidades do povo brasileiro”, discursou e foi aplaudido pelo auditório lotado.

 

Ao final dos pronunciamentos, a Corporação Musical da Polícia Militar do Paraná emocionou aos presentes com a execução de versões contemporâneas de canções nacionais e internacionais.