De 3 a 5 de dezembro, médicos de todo o Estado do Rio de Janeiro estiveram reunidos em Búzios para a X Jornada de Clínica Médica, que aconteceu juntamente com o III Congresso de Medicina de Urgência do Rio de Janeiro...

De 3 a 5 de dezembro, médicos de todo o Estado do Rio de Janeiro estiveram reunidos em Búzios para a X Jornada de Clínica Médica, que aconteceu juntamente com o III Congresso de Medicina de Urgência do Rio de Janeiro. O evento contou com a importante presença do Presidente nacional da SBCM, Prof. Dr. Antonio Carlos Lopes, que, em seu discurso de abertura, falou sobre a trajetória da Sociedade Brasileira de Clínica Médica nos seus 20 anos de vida e sobre a fundação da Associação Brasileira de Medicina de Urgência e Emergência.


Com a presença de mais de 350 participantes, a Jornada e o Congresso trataram, de temas do dia a dia do médico, como a hipertensão arterial e a síndrome metabólica, e também de questões relacionadas ao comportamento, como tabagismo e alcoolismo. “Além dos assuntos da área técnica e científica da Medicina, procuramos dar valor às discussões envolvendo, por exemplo, a violência urbana que é um tema muito relevante para o serviço de saúde no Estado do Rio de Janeiro. Através dessa abordagem, discutimos os aspectos do atendimento à população, a carência na formação do profissional e a falta de estrutura para o atendimento de emergência”, frisou o Dr. José Galvão Alves, Presidente da SBCM Regional-RJ.