No último dia 13 de abril o Hospital do Coração inaugurou um moderno e equipado centro de ensino, treinamento e simulação. O CETES-HCor tem como objetivo proporcionar cursos utilizando técnicas inovadoras de ensino através do uso de manequins/robôs e simuladores de alta qualidade. Sua estrutura abrange duas salas de simulação, laboratórios, salas de aula, sala para controle dos movimentos e reações dos robôs, entre outras instalações...

No último dia 13 de abril o Hospital do Coração inaugurou um moderno e equipado centro de ensino, treinamento e simulação. O CETES-HCor tem como objetivo proporcionar cursos utilizando técnicas inovadoras de ensino através do uso de manequins/robôs e simuladores de alta qualidade. Sua estrutura abrange duas salas de simulação, laboratórios, salas de aula, sala para controle dos movimentos e reações dos robôs, entre outras instalações. O CETES-HCor estabeleceu uma parceria científica com a SBCM e será o centro de treinamento para a realização de cursos do Capítulo de Medicina de Urgência da Sociedade Brasileira de Clínica Médica.

O centro será também ferramenta importante para o treinamento de profissionais que trabalham diretamente com pacientes no que diz respeito a emergências cardiológicas, primeiros socorros, medicina intensiva e simulação de situações diversas na área da saúde, como exames de endoscopia e cateterismo. "A simulação aplicada ao ensino médico é uma técnica destinada a substituir experiências de pacientes reais, por casos clínicos reproduzidos artificialmente em cenários ou manequins. Essa ferramenta permite criar novos métodos de aprendizado, sem colocar pacientes em risco”, explica o coordenador do CETES-HCor e presidente do Capítulo de Medicina de Urgência da SBCM, Hélio Penna Guimarães.

O CETES-HCor é também um centro credenciado pela American Heart Association (AHA) para cursos de ACLS, BLS e PALS e centro afiliado à Society for Simulation in Healthcare (SSH), uma Sociedade mundial que congrega 148 centros de simulação em todo o mundo.