No último dia 14 de abril o presidente da SBCM e editor do Tratado de Clínica Médica, Antonio Carlos Lopes, esteve em Alfenas (MG) para a abertura solene do 1º Simpósio da Liga de Clínica Médica, organizado pela Unifenas...

No último dia 14 de abril o presidente da SBCM e editor do Tratado de Clínica Médica, Antonio Carlos Lopes, esteve em Alfenas (MG) para a abertura solene do 1º Simpósio da Liga de Clínica Médica, organizado pela Unifenas. Após uma palestra sobre os desafios contemporâneos do clínico geral e a relação médico-paciente, houve o lançamento da segunda edição do Tratado de Clínica Médica. Mais de 300 pessoas compareceram ao evento.

O Tratado é um compendio de quase seis mil páginas editado em três volumes pela editora Roca. Trata-se de uma espécie de enciclopédia médica com informações técnicas sobre todas as doenças existentes, das mais simples e corriqueiras, às mais complexas e graves, incluindo moléstias tropicais típicas do Brasil. A obra é inédita na literatura médica nacional e levou quatro anos para ser produzida, com a colaboração de mais de 1.000 médicos de todo o país. A segunda edição foi inteiramente revisada e atualizada, e o volume ganhou um CD com dados.

Em 2007, a 1ª edição do Tratado de Clínica Médica foi contemplada com o prêmio Jabuti, na categoria saúde. Segundo Antonio Carlos Lopes, "antes da obra, os médicos brasileiros tinham que consultar um livro americano que está na 23ª edição. Com o Tratado, conseguimos produzir um material de alto nível que desbancou o livro estrangeiro e hoje é adotado por todo país com mais de 15 mil exemplares vendidos".