Forma aguda de histoplasmose em paciente imunocompetente: relato de caso
Main Article Content
Resumo
A histoplasmose é uma doença granulomatosa infecciosa sistêmica cuja transmissão é aerógena e a contaminação se dá pelo contato com fezes de aves e morcegos, depende da exposição e da imunidade do paciente. Trata-se de uma doença com difícil diagnóstico, dada a semelhança dos sintomas com os de outras doenças granulomatosas infecciosas, principalmente em pacientes imunocompetentes, visto que a regressão é geralmente espontânea. Um homem de 34 anos, branco, natural e procedente de Atibaia, previamente hígido, iniciou quadro de dor e edema no tornozelo esquerdo, e evoluiu com dispneia progressiva, com piora ao decúbito, acompanhada de sudorese noturna, tosse seca e febre baixa. Foi realizado o exame de tomografia computadorizada (TC) de tórax sem contraste, que evidenciou espessamento difuso das paredes brônquicas, de aspecto inflamatório, micronódulos esparsos bilateralmente. Paciente apresentou PCR elevado, COVID, sorologias, BAAR e hemoculturas negativas, punção articular e ecocardiograma sem alterações. Optado por COXCIP 4, sulfametoxazol-trimetoprim e anfotericina B de forma empírica. Pesquisa de fungos em escarro positivo; leveduras e lavado brônquico sugestivos de histoplasmose. Evoluiu com insuficiência respiratória necessitando de intubação orotraqueal, posteriormente, traqueostomia e apesar do tratamento antifúngico, evoluiu com óbito após 21 dias. A histoplasmose é uma doença grave, com diversas formas clínicas e prognóstico normalmente autolimitado, mas que pode ser fatal, mesmo em pacientes previamente imunocompetentes.
Article Details
Declaração de Direito Autoral
Eu (nome do autor responsável) _______________________________________________ declaro que o presente artigo intitulado ___________________________________é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na revista Revista da Sociedade Brasileira de Clinica Médica, editada pela Sociedade Brasileira de Clínica Médica, o mesmo jamais será submetido por um dos demais co-autores a qualquer outro meio de divulgação científica impressa ou eletrônica.
Por meio deste instrumento, em meu nome e dos demais co-autores, cedo os direitos autorais do referido artigo à Revista da Sociedade Brasileira de Clinica Médica, e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (n 9610 19 de fevereiro de 1998) que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais e dá outras providências. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9610.htm
_________________________ |
___________________ |
Local, data |
Assinatura |
SOCIEDADE BRASILEIRA DE CLÍNICA MÉDICA
CNPJ/MF 062.279.617/0001-45
Rua Botucatu, nº 572, cj. 112, São Paulo, SP
Download da Declaração de Direito Autoral.