Doença renal crônica: a voz dos familiares quanto ao atendimento recebido

Main Article Content

Ekatriny Antoine Guerle
Marco Akerman
Leandro Luongo Matos

Resumo

Objetivo: Avaliar a percepção dos familiares quanto a atenção à saúde prestada no Sistema Único de Saúde para pacientes que foram a óbito e eram portadores de insuficiência renal crônica. Métodos: Foram realizadas entrevistas com familiares de pacientes falecidos por doença renal crônica por meio da aplicação de um questionário e perguntas abertas. Os pacientes tinham sido atendidos na rede pública da Região Metropolitana de São Paulo. Resultados: Referente à dificuldade com o acesso, o tempo de espera para realização de consultas ou procedimentos foi a maior dificuldade relatada, seguida de dificuldade com transporte (tempo de espera do serviço móvel de urgência e transporte sanitário). O item melhor avaliado foi o acesso a medicações da farmácia básica e de alto custo. Nas questões de humanização, a maior dificuldade relatada foi referente ao profissional médico ( falta de explicação do médico quanto ao tratamento, falta de comunicação com o paciente ou familiares e frieza no atendimento), seguida do profissional enfermeiro (descaso, bronca e falta de cuidado). Porém, como aspectos positivos, também o mais relevante foi o atendimento médico e de enfermagem prestado. Conclusão: Questões relacionais são importantes aspectos entre profissional de saúde e pacientes/ familiares e têm impacto direto na percepção da assistência à saúde do paciente, por parte de seus familiares. 

Article Details

Seção
Artigos Originais