No outono é muito comum o aumento de número de casos de pessoas com quadros e crises de tosse. As causas podem ser diversas e decorrentes de alergias, viroses ou doenças respiratórias.

Para você entender melhor, a tosse é o mecanismo natural de defesa do organismo responsável por expelir materiais das vias respiratórias e impede que eles entrem nos pulmões, provocando infecções e outras reações.

Em geral, a tosse pode ser qualificada em dois tipos:

Produtiva, quando há secreção, que se movimenta e é eliminada. E a seca, sem presença de muco. É importante observar os sintomas, especialmente, quando associados com quadros de febre, prostração e falta de ar.

A tosse pode ser classificada como aguda, tipo mais comum, com duração inferior a quatro semanas e é decorrente de infecções das vias respiratórias superiores causadas por vírus ou por aspiração de corpo estranho nos pulmões (alimentos e brinquedos).

E, também, como tosse crônica, com duração superior a quatro semanas e mais presente em quadros de asma, refluxo gastroesofágico e rinorreia posterior (drenagem de líquido do nariz para a garganta).

É necessária avaliação médica para o diagnóstico correto. O *Médico Clínico* pode ser o especialista responsável por identificar as causas e indicar o tratamento adequado, incluindo solicitação de exames de imagens e ou laboratoriais.

Vale dizer, ainda, que a tosse pode ser um importante indicio de diversas patologias, incluindo a Covid-19, cuja pandemia ainda é presente. Portanto, ao menor sinal de sintomas gripais, procure avaliação médica e siga os protocolos de segurança para evitar o contágio de outras pessoas.

 

Texto: Jornalista Carina Gonçalves - MTB: 48326