Coceira no nariz, olhos avermelhados ou lacrimejantes, coriza e nariz “entupido” são sintomas comuns para quem sofre de rinite alérgica. Uma síndrome respiratória que acomete cerca de um terço da população mundial, segundo dados da Organização Mundial da Saúde.

Para você entender melhor, a rinite é uma doença do trato respiratório causada por uma inflamação nas mucosas nasais e pode ser desencadeada por diversos agentes alérgenos como, por exemplo, mofo, pólen, poeira, ácaros e odores fortes.

Pode se manifestar em períodos sazonais (outono, inverno ou primavera) ou ser recorrente ao longo do ano para algumas pessoas.

A rinite pode ser hereditária (de pais para filhos), não tem cura e precisa de acompanhamento médico contínuo para controle de crises.

O Médico Clínico pode ser o especialista para diagnosticar, conhecer o histórico do paciente, solicitar alguns testes e indicar o tratamento adequado para controle de crises. Se necessário, pode encaminhar o paciente para outras especialidades.

O tratamento engloba o uso de medicamentos anti-histamínicos para reduzir os sintomas desconfortáveis (coceira, coriza, etc). O uso de antibióticos pode ser prescrito para casos crônicos.

As crises podem ser evitadas com ações simples como, por exemplo, manter os ambientes de convívio limpos e arejados, além de evitar outros potenciais gatilhos.  A automedicação não deve ser feita pois pode causar outros males a saúde!

 

Texto: Jornalista Carina Gonçalves - MTB: 48326