Aconteceu, no último dia 11 de agosto, cerimônia virtual de outorga de Títulos Honoríficos pela Escola Paulista de Medicina da Unifesp. O Prof. Dr. Antonio Carlos Lopes, presidente da SBCM, recebeu o título de Professor Emérito. Trata-se da mais alta honraria concedida a professores aposentados que foram pioneiros em suas áreas e tiveram contribuição excepcional para o ensino, a pesquisa e a assistência.   

A solenidade contou com a presença do Diretor da EPM, Prof. Dr. Manoel João Batista Castello Girão, da Reitora da Unifesp, Profa. Dra. Soraya Soubhi Smaili, do vice-diretor da EPM, Prof. Dr. Fulvio Scorza e da Presidente da Comissão de Títulos Honoríficos Profa. Dra. Lydia Masako Ferreira.

Em breve discurso, o Prof. Dr. Antonio Carlos Lopes lembrou da importância dos seus mestres. “Gostaria primeiramente de agradecer aos meus professores. Foram mestres que me ensinaram a arte de curar pelo testemunho da presença. Ensinaram habilidades, ética e atitude. Ensinaram humanismo e também, fundamentalmente, disciplina e hierarquia. Esses ensinamentos carrego comigo e são muito importantes na minha vida profissional, na vivência acadêmica e em todas as minhas atividades”, reforçou.  

O título veio coroar uma carreira de cinco décadas dedicadas à Medicina e à Clínica Médica, com especial atuação como Diretor da Escola Paulista de Medicina, para o qual foi eleito em 2011. “Minha carreira foi completa e sem nenhum favorecimento. Reconheço esse título como o coroamento da minha atividade na EPM, pela qual dei a vida durante todo o meu trajeto. Paguei um preço caro por isso, mas valeu a pena e faria tudo de novo”, afirmou. 

Lopes teve uma trajetória brilhante marcada humanismo e pelo amor aos doentes. Conheça um pouco dessa história no perfil da SBCM no YouTube: https://bit.ly/2PKDFH3.