Diante das últimas notícias relacionadas ao coronavírus, o presidente da Sociedade Brasileira de Clínica Médica, Prof. Dr. Antonio Carlos Lopes, divulga nota sobre os desdobramentos da epidemia no Brasil. Confira:

“Peço desculpas aos colegas que já se manifestaram a respeito do coronavírus, mas discordo frontalmente de muitas afirmações e gostaria de expor minha análise crítica a respeito da situação.

Em primeiro lugar, é preciso lembrar que a gripe suína (H1N1) matou muito mais do que o coronavírus.

Em segundo lugar, de acordo com informações do Johns Hopkins Coronavirus Resource Center, a taxa de mortalidade real do coronavírus é de 0,2%, a mesma taxa de mortalidade geral.

Aliás, quando se fala em mortalidade, é preciso levar sempre em consideração a idade, outras doenças associadas e também o local, a equipe médica envolvida e a estrutura de suporte de vida disponível para esse paciente, que, infelizmente, não é igual em todas as regiões do País.

Dessa maneira, considero que foi criada uma paranoia irresponsável em torno do assunto, prejudicando o comércio, as atividades esportivas e a própria rotina das pessoas. Esse pânico está gerando uma situação de caos que pode levar a uma falta de suprimento nos supermercados.

É também preciso avaliar até que ponto o coronavírus pode estar servindo de estratégia política e de marketing, desviando o foco de situações políticas em curso no País. Não podemos perder de vista que se trata de uma virose, raramente com complicações mais sérias, e cujo tratamento é basicamente o repouso.

Cuidado em relação à prevenção. O uso da máscara e do álcool gel não tem a mesma eficiência da higienização das mãos com água e sabão, e é essencial evitar colocar a mão na boca e olhos.

Volto a pedir desculpas aos que se manifestaram anteriormente, mas as declarações são destituídas de credibilidade, apesar de partirem de pessoas sérias que se preocupam com o bem-estar da população. Essa não é a melhor maneira de conduzir esse tipo de situação.”