Destaques

25 Março 2024
Com pesar, informamos o falecimento de Dr. Roberto Abrao Raduan. A SBCM presta condolências aos amigos e familiares e agradecemos imensamente pelo legado que deixou para a Clínica Médica. Dr. Raduan...
22 Março 2024
A regional Alagoas da Sociedade Brasileira de Clínica Médica estreia no dia 6 de abril, às 08h30, o Café com Clínica, um encontro educacional e informativo no Best Western Premier. O palestrante...
15 Março 2024
Antonio Carlos Lopes, presidente da Sociedade Brasileira de Clínica Médica Pela 9ª vez, celebraremos o Dia do Clínico no próximo dia 16 de março. A data é uma das muitas conquistas da Sociedade...

Saiba o que fazer:

Esta dúvida é recorrente e importante de ser esclarecida, especialmente, agora com as variantes de alto potencial de contaminação. A seguir esclarecemos algumas questões sobre o que se deve fazer.

O Ministério da Saúde reduziu o período de isolamento para positivos de Covid-19 para 7 dias. A medida vale para casos leves e moderados da doença desde que não apresente sintomas respiratórios e febre.

A partir do contato com alguém positivo ou surgimento de sintomas, inicie o isolamento. Depois faça o teste para saber o diagnóstico. Teste PCR - a partir do 3º dia (é padrão ouro entre os testes). Teste de Antígeno - a partir do 1º dia (pode acusar falso negativo / nunca falso positivo).

O isolamento deverá ser feito entre 7 a 10 dias de acordo com os sintomas. Após cinco dias completos (ou seja, no 6º dia), se não tiver sintomas, pode fazer um teste (antígeno ou PCR). Com resultado positivo, continua o isolamento até o 10º dia, mesmo sem sintomas. Com resultado negativo, pode sair do isolamento, desde que não tenha tido sintomas ou febre nas 24h anteriores.

Segundo os estudos atuais, não há como afirmar se há menor chance de contágio de pessoa infectada para pessoa saudável com a quebra de isolamento de 10 dias. Há casos e casos, alguns pacientes não apresentam mais a infecção a partir do 7º dia, outros seguem até o 10º dia.

Para sair do isolamento é importante realizar um teste de Covid-19 (PCR ou antígeno). Desta maneira, é possível ter mais segurança, embora a não presença de sintomas é determinante para a liberação. O antígeno é o teste mais indicado para este fim, após o 7 dia.

Se a pessoa não tem sintomas e testa positivo para a Covid-19, mantem isolamento até o 10º dia. Com sintomas gripais para a Covid-19 e não tem como fazer o teste, mantenha o isolamento por 10 dias, pois há chance de ser positivo.

Sintomas gripais: Febre superior 37,5ºC, calafrios, dor garganta e cabeça, tosse e coriza, falta de paladar e olfato.

Usem máscara, álcool em gel, distanciamento social e vacinem-se!

 

Texto: Jornalista Carina Gonçalves - MTB: 48326