Destaques

22 Abril 2024
Como representante da especialidade com o maior número médicos especialistas do país, com o maior número de residentes e a menor taxa de ociosidade, a Sociedade Brasileira de Clínica Médica se...
16 Abril 2024
"É comum que os pacientes tenham um cardiologista, um endocrinologista, um cirurgião de referência, um urologista (os homens), um ginecologista (as mulheres) e outros especialistas conforme as...
12 Abril 2024
Artigo de Tycha Bianca Sabaini Pavan sobre pessoas que vivem com a co-infecção por Trypanosoma cruzi / HIV Doença de Chagas Descoberta em 1910, a doença de Chagas (DC) é causada pelo protozoário...

A cirrose é um processo inflamatório crônico no fígado, que ocorre em longo prazo e leva a formação de cicatrizes (fibroses), insuficiência hepática e má circulação sanguínea.

A cirrose representa a fase final das hepatopatias crônicas que cursam com inflamação persistente, destruição progressiva dos hepatócitos (principais células parenquimatosas do fígado) e sua substituição por fibrose. Como consequências, há profunda distorção na arquitetura micro e macroscópica do fígado, com formação de nódulos fibróticos e neoformações vasculares. (*Trecho do texto - Manual de Clínica Médica, pág. 296)

Entre as principais causas que provocam a doença temos as hepatites (principalmente B e C) e o abuso de álcool, que provocam danos irreparáveis ao fígado. O excesso de peso, obesidade, predisposição genética, uso (ou abuso) de medicamentos e idade acima de 40 anos também podem ser fatores de risco. É crescente o número de casos provocados por esteatose hepática, que é a infiltração gordurosa no fígado.

Os sintomas iniciais podem apresentar cansaço, fraqueza e perda de peso. Em fases mais avançadas é comum o amarelamento da pele (icterícia), sangramento gastrointestinal, confusão mental e inchaço no abdômen. Cerca de 10% dos pacientes não apresentam sintomas.

Por ser uma doença silenciosa, o diagnóstico pode ser tardio. Quando feito no início, há possibilidade de interrupção de maiores danos. O tratamento é baseado nas causas e sintomas, podendo ser necessário o transplante de fígado em casos graves.

O Clínico Médico pode identificar e diagnosticar o quadro de cirrose em quaisquer estágios da doença. Como prevenção, recomenda-se a adoção de estilo de vida saudável, evitar o consumo de álcool, dietas gordurosas e automedicação.

 

Texto: Jornalista Carina Gonçalves - MTB: 48326