Febre alta, dor de cabeça e no corpo, especialmente atrás dos olhos, sensação de intenso cansaço, falta de apetite, náuseas e vômitos podem sugerir uma série de doenças. A hipótese da dengue deve ser aventada logo de início. Esta doença viral é transmitida pela picada do mosquito Aedes aegypti previamente infectado...

Febre alta, dor de cabeça e no corpo, especialmente atrás dos olhos, sensação de intenso cansaço, falta de apetite, náuseas e vômitos podem sugerir uma série de doenças. A hipótese da dengue deve ser aventada logo de início. Esta doença viral é transmitida pela picada do mosquito Aedes aegypti previamente infectado. Não há vacina nem outra forma de prevenção a não ser a eliminação do mosquito.

Sem ele, a doença não pode ser transmitida, pois não é contagiosa e não passa de uma pessoa para a outra. Eliminar o mosquito é muito simples e rápido. Basta o indivíduo cuidar de seu ambiente, de sua casa e de seu local de trabalho. Mas a desinformação ainda é um dos maiores problemas enfrentados no Brasil. A população geralmente não previne a multiplicação dos criadouros do mosquito por não saber armazenar corretamente os objetos.

Nas vistorias das equipes de saúde, foi constatado que cerca de 80% dos criadouros estão em ambientes domiciliares. Destes, quase 45% dos recipientes com larvas do mosquito eram caixas d’água e reservatórios, e cerca de 30% foram encontrados em vasos, pratos ou outros recipientes para plantas. 

Por este motivo, precisamos intensificar as campanhas públicas e mobilizar imprensa, médicos e população o ano inteiro para a erradicação do problema. Ainda há tempo de reverter o quadro assustador que começou a se formar neste primeiro trimestre.

Já há milhares de pessoas com a doença em diversas regiões do país, sem falar nos óbitos confirmados no Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, entre outros. O caso mais grave, no entanto, é o do estado da Bahia, onde já foram notificados mais de 26 mil casos este ano, com 28 óbitos. Este número pode subir para mais de 60, se as suspeitas em averiguação forem confirmadas. Ou seja, só neste primeiro trimestre já ultrapassamos o total de óbitos provocados na Bahia no ano passado inteiro.

Independentemente da época do ano, os riscos da dengue são tão importantes que o trabalho de conscientização deve acontecer nas quatro estações do ano; e não apenas quando as chuvas já chegaram e os quintais estão cheios de pneus, garrafas, caixas e outros focos do mosquito.

Não tome qualquer medicamento se suspeitar de dengue. Além da forma clássica, que é o tipo menos grave da doença e exige apenas hidratação e repouso absoluto, há também a dengue hemorrágica, menos comum, mas acompanhada de alta mortalidade. Se este for o seu caso, diversos analgésicos comuns, vendidos sem prescrição em farmácias, podem agravar a doença muito rapidamente, levando à morte se não diagnosticada e tratada imediatamente.

Fique atento aos possíveis focos do mosquito. Em caso de suspeita da doença, procure imediatamente a unidade de saúde mais próxima para a avaliação médica.

Prof. Antonio Carlos Lopes é presidente da Sociedade Brasileira de Clínica Médica
Artigo publicado no Jornal da Tarde no dia 13 de abril de 2009