Dermatomiosite amiopática com pneumopatia associada ao anti-MDA 5: relato de caso
Main Article Content
Resumo
A dermatomiosite amiopática (DMA) caracteriza-se por uma doença idiopática do tecido conjuntivo com lesões cutâneas típicas e com ausência de evidências clínicas e laboratoriais sugestivas de comprometimento muscular3. O autoanticorpo específico, gene MDA5, configura um subtipo de dermatomiosite (DM), a dermatomiosite clinicamente amiopática (DMCA), caracterizada pela presença de alterações cutâneas da DM, envolvimento muscular amiopático ou hipomiopático e risco aumentado de doença intersticial pulmonar rapidamente progressiva (DIPRP)2;4, refratária a tratamentos convencionais4;5. A patogênese da DMCA associada à DIP compreende causas multifatoriais2. As opções terapêuticas são limitadas, mas englobam uma combinação intensiva de terapia imunossupressora5;9. Este relato de caso visa explicitar características clínicas, tratamentos propostos e a evolução de um paciente com DMA associada ao anti- MDA 5 e DPI RP. Trata-se de uma paciente feminina, 45 anos, com lesões ulceradas e dolorosas, vasculites, sinal de Gottron, poliartrite, anti-MDA5 positivo e DIP, ou seja, DMCA em sua forma agressiva. O tratamento inicial aplicado foi pulsoterapia com metilprednisolona e tofacitinibe devido à DIP, com aparente melhora. Porém, após 3 meses de terapia, apresentou piora importante do quadro, sendo realizado novamente pulsoterapia com metilprednisolona, além de imunoglobulina intravenosa, sendo refratária ao tratamento e evoluindo para óbito. Concluímos tratar-se de um caso raro, progressivo e agressivo, com a necessidade de implementação de terapia de imunossupressão precoce e combinada para, assim, buscar minimizar os efeitos nocivos inerentes da DMCA associada ao gene anti-MDA5 com DPI RP. Apesar da terapia instituída, houve refratariedade e evolução para óbito.
Article Details
Declaração de Direito Autoral
Eu (nome do autor responsável) _______________________________________________ declaro que o presente artigo intitulado ___________________________________é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na revista Revista da Sociedade Brasileira de Clinica Médica, editada pela Sociedade Brasileira de Clínica Médica, o mesmo jamais será submetido por um dos demais co-autores a qualquer outro meio de divulgação científica impressa ou eletrônica.
Por meio deste instrumento, em meu nome e dos demais co-autores, cedo os direitos autorais do referido artigo à Revista da Sociedade Brasileira de Clinica Médica, e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (n 9610 19 de fevereiro de 1998) que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais e dá outras providências. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9610.htm
|
_________________________ |
___________________ |
|
Local, data |
Assinatura |
SOCIEDADE BRASILEIRA DE CLÍNICA MÉDICA
CNPJ/MF 062.279.617/0001-45
Rua Botucatu, nº 572, cj. 112, São Paulo, SP
Download da Declaração de Direito Autoral.