Aplicação do Minichal em um grupo de idosos hipertensos vinculados ao setor de saúde suplementar
Main Article Content
Resumo
Objetivo: Aplicar o instrumento Minichal para mensurar o perfil de qualidade de vida de um grupo de idosos hipertensos assistidos pelo setor de saúde suplementar. Métodos: Foram investigados 47 idosos hipertensos vinculados a uma operadora de planos de saúde, no município de São Paulo (SP). Os dados sociodemográficos, clínicos, de utilização de serviços de saúde e de qualidade de vida relacionada à saúde foram obtidos por meio de instrumentos criados pelos próprios pesquisados e da aplicação da versão brasileira do Minichal. Após expressas as variáveis descritivas, o teste de t de Student e o teste de Mann-Whitney foram realizados para comparar a qualidade de vida relacionada à saúde às demais variáveis. Resultados: O Minichal indicou baixo comprometimento da qualidade de vida relacionada à saúde em todas as dimensões do instrumento utilizado, além da influência negativa entre a prática de atividade física e a dimensão manifestações somáticas (p=0,017). Conclusão: O Minichal mostrou-se eficaz na mensuração da qualidade de vida relacionada à saúde de idosos portadores de hipertensão arterial sistêmica vinculados ao setor de saúde suplementar.
Article Details
Declaração de Direito Autoral
Eu (nome do autor responsável) _______________________________________________ declaro que o presente artigo intitulado ___________________________________é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na revista Revista da Sociedade Brasileira de Clinica Médica, editada pela Sociedade Brasileira de Clínica Médica, o mesmo jamais será submetido por um dos demais co-autores a qualquer outro meio de divulgação científica impressa ou eletrônica.
Por meio deste instrumento, em meu nome e dos demais co-autores, cedo os direitos autorais do referido artigo à Revista da Sociedade Brasileira de Clinica Médica, e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (n 9610 19 de fevereiro de 1998) que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais e dá outras providências. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9610.htm
_________________________ |
___________________ |
Local, data |
Assinatura |
SOCIEDADE BRASILEIRA DE CLÍNICA MÉDICA
CNPJ/MF 062.279.617/0001-45
Rua Botucatu, nº 572, cj. 112, São Paulo, SP
Download da Declaração de Direito Autoral.