Avaliação do conhecimento sobre cuidados paliativos entre acadêmicos de medicina

Main Article Content

Maiane Cássia de Castro Vasconcelos
Marcos Vinícios da Conceição
Déborah Pimentel
Gabriel Gonçalves Lopes
Lauro Setton
Ricardo Alves Costa
Roberta Machado Pimentel Rebello de Matt

Resumo

Objetivo: Avaliar o conhecimento sobre cuidados paliativos entre estudantes de medicina e comparar o ganho de conhecimento ao longo dos períodos. Métodos: Foi realizado um estudo observacional, transversal e analítico entre estudantes do internato do curso de medicina de uma universidade, entre maio e junho de 2017, por meio de um questionário que contemplou dados sociodemográficos, autoavaliação e conhecimentos específicos sobre cuidados paliativos. Resultados: Dos 135 estudantes, menos de 30% tinham conhecimento da definição da Organização Mundial da Saúde de cuidados paliativos, e apenas 3% tinham percepção de ter recebido informações suficientes para lidar com pacientes terminais. Os acertos variaram entre 14,8% e 88,9% no domínio da dor; entre 32,6% e 86,7% no domínio dos problemas psiquiátricos; eram inferiores a um terço nos domínios da dispneia e dos problemas gastrintestinais e maiores nos domínios da filosofia e da comunicação. No domínio da dor e dos problemas psiquiátricos, os estudantes do sexto ano obtiveram maiores medianas de acertos em relação aos alunos do quinto ano, com significância estatística (p<0,001). Conclusão: Os alunos apresentaram desconhecimento da definição de cuidados paliativos, que esteve associada a uma percepção de insuficiente preparo para lidar com pacientes terminais. Quanto aos conhecimentos específicos, embora os alunos apresentassem baixas frequências de acertos nos domínios da dor, dispneia, problemas gastrintestinais e psiquiátricos, a experiência do internato proporcionou um ganho de conhecimento.

Article Details

Seção
Artigos Originais