Conhecimento de estudantes de medicina de uma instituição de ensino sobre o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência

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Nathália Jucá de Azevedo Picanço
Nayana Mota Carvalho
Rafael de Azevedo Silva
Lorena Fecury Tavares
Ismari Perini Furlaneto

Resumo

Objetivo: Avaliar o conhecimento de estudantes de medicina sobre o funcionamento do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência. Métodos: Estudo observacional, transversal, descritivo e analítico. Foi utilizado um questionário semiestruturado e autorresponsivo aplicado a estudantes de medicina matriculados entre o primeiro e o quinto semestres de uma faculdade privada de Belém (PA), utilizando os métodos estatísticos teste do qui-quadrado de aderência e teste G de independência. Resultados: Participaram do estudo 139 discentes, com destaque para a maior participação dos acadêmicos do primeiro e do quinto período (p<0,0001). Houve diferença estatística apenas no primeiro (68,2%; p=0,0237) e no quinto período do curso (84,8%; p<0,0001) quanto ao conhecimento do número para contatar o serviço. Somente o primeiro (79,6% corretos; p=0,0002) e o terceiro períodos (77,8% corretos; p=0,0339) tiveram significância estatística quanto à obrigatoriedade do médico na ambulância. Conclusão: Os dados evidenciados mostram que os alunos possuem lacunas de conhecimento sobre o funcionamento do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, o que pode prejudicar o desfecho clínico de um paciente.

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Artigos Originais