Qualidade das prescrições médicas em um Centro de Saúde Escola da Amazônia Brasileira

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Letícia Nobre Lopes
Kamilla Pinheiro Garcia
Luana Guimarães Dias
Luana Raposo Soares
Alane Miranda Leite
José Antônio Cordero da Silva

Resumo

Justificativa: as falhas devidas à prescrição contribuem significativamente para o índice total de erros de medicações e têm elevado potencial para resultarem em consequências prejudiciais para o paciente.Esse risco aumenta à medida que profissionais não conseguem entender a prescrição; devido à letra ilegível ou à falta de informações necessárias para a correta administração. Objetivo: determinar a qualidade das prescrições médicas em um Centro de Saúde Escola da Amazônia Brasileira no período de agosto e setembro de 2011. Métodos: o presente estudo caracteriza-se como clínico e observacional, tendo sido realizado por meio da avaliação da amostra de 360 cópias aleatórias de prescrições manuais de receitas simples, feitas por médicos pertencentes ao quadro de funcionários do Centro de Saúde Escola do Marco, Unidade de Saúde vinculada à Universidade do Estado do Pará, no período de agosto e setembro de 2011. O protocolo de pesquisa teve como base o disposto no Capítulo VI, Artigo 35 da Lei 5.991/1973, a qual padroniza e estabelece os dados imprescindíveis para a boa compreensão de um receituário. Todos os dados obtidos foram analisados estatisticamente através do teste não paramétrico de Kruskal-Wallis com correção pelo método de t-Student. Resultados: constatou-se que 28,92% das prescrições encontravam-se ilegíveis, 91,52% apresentavam abreviaturas e 10,59% apresentavam posologia incompleta. Nenhuma das prescrições apresentava endereço do paciente. Conclusão: a qualidade da prescrição médica do Centro de Ensino estudado necessita de melhorias, para que sejam evitados erros de medicação e do processo de assistência à saúde, bem como para que a qualidade de vida dos pacientes possa ser assegurada.

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Artigos Originais