Treinamento teórico-prático de equipe multidisciplinar para atendimento de parada cardiorrespiratória em enfermaria

Main Article Content

Marcella Maria Soares Mello
Luisa Freire Pederneiras
Camilla Rayane de Paula
Rafael Prado Colares
Oswaldo Fortini Levindo Ceolho
Renan Detoffol Bragança

Resumo

Objetivo: Avaliar se o treinamento teórico-prático integrado de médicos e enfermeiros traz melhorias ao atendimento no caso de parada cardiorrespiratória em enfermaria. Métodos: Trata-se de estudo prospectivo quase-experimental por meio da análise de questionários pré e pós-capacitação. Os participantes foram médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem que atuavam nas alas de enfermaria de um hospital em Belo Horizonte (MG), submetidos a um questionário pré-curso. Em seguida, eles participaram do curso de capacitação. Após o treinamento, foi respondido novo questionário. Os resultados pré e pós-curso foram comparados. Resultados: Nas questões objetivas, houve aumento de acertos no questionário pré-capacitação de 68,1% para 85,6% no questionário pós-capacitação, com diferença estatística significante (p<0,001). Nas questões subjetivas, também houve aumento de acertos de respostas positivas no questionário pré-capacitação de 45,3% para 73,3% na pós-capacitação, com diferença estatística significante (p<0,001). Conclusão: Ao se compararem os dois questionários, constataram-se mudanças estatisticamente significantes nas respostas dos participantes após a capacitação, o que reflete o potencial de melhoria no atendimento à parada cardiorrespiratória na enfermaria do hospital avaliado.

Article Details

Seção
Artigos Originais