Uso rotineiro do colar cervical no politraumatizado. Revisão crítica
Main Article Content
Resumo
Conforme o conhecimento médico avança, medidas terapêuticas inquestionáveis na medicina de urgências e emergências passaram a ser reconsideradas. O uso do colar cervical no paciente politraumatizado intuitivamente poderia trazer segurança ao paciente, evitando uma possível piora da sua lesão raquimedular. Evidências atuais, no entanto, provam não somente que muitas vezes este dispositivo não traz benefício como agrava lesões intracranianas. Apresentamos aqui uma pesquisa qualitativa e descritiva por meio de revisão narrativa da literatura, trazendo dados recentes quanto à correta indicação para utilização do colar cervical no politraumatizado, apontando também seus malefícios e erros técnicos em sua utilização.
Article Details
Declaração de Direito Autoral
Eu (nome do autor responsável) _______________________________________________ declaro que o presente artigo intitulado ___________________________________é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na revista Revista da Sociedade Brasileira de Clinica Médica, editada pela Sociedade Brasileira de Clínica Médica, o mesmo jamais será submetido por um dos demais co-autores a qualquer outro meio de divulgação científica impressa ou eletrônica.
Por meio deste instrumento, em meu nome e dos demais co-autores, cedo os direitos autorais do referido artigo à Revista da Sociedade Brasileira de Clinica Médica, e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (n 9610 19 de fevereiro de 1998) que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais e dá outras providências. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9610.htm
_________________________ |
___________________ |
Local, data |
Assinatura |
SOCIEDADE BRASILEIRA DE CLÍNICA MÉDICA
CNPJ/MF 062.279.617/0001-45
Rua Botucatu, nº 572, cj. 112, São Paulo, SP
Download da Declaração de Direito Autoral.