Acometimento visceral e ocular simultâneo em infecção por toxocara canis acompanhado de farmacodermia
Main Article Content
Resumo
A toxocaríase humana é uma infecção parasitária de distribuição mundial causada pelos nematelmintos das espécies Toxocara canis e Toxocara cati, presentes no intestino do cão e do gato, respectivamente. Clinicamente, na maioria das vezes, é assintomática, porém pode apresentar-se de duas formas: visceral ou ocular. Visceralmente, gera uma síndrome hipereosinofílica crônica, acompanhada por leucocitose e hepatomegalia, podendo ocorrer algum grau de infiltrado pulmonar e febre. Na toxocaríase ocular, ocorre uveite intermediária ou posterior, podendo haver formação de granuloma, geralmente unilateral. O acometimento misto é raro, o que motivou este relato. Trata-se de paciente de 19 anos, sexo masculino, que apresentou como sintoma inicial perda da acuidade visual em olho esquerdo. Recebeu tratamento, sem melhora, com sulfametoxazol + trimetoprima e corticoide, fazendo farmacodermia. Evoluiu com diarreia, febre, dor abdominal e hepatoesplenomegalia. Descartadas infecções agudas por toxoplasmose, sífilis, vírus da imunodeficiência humana (HIV), citomegalovirose e dengue; apresentou leucocitose com hipereosinofilia. Foi solicitada sorologia para toxocaríase, confirmando esta infecção. Após o tratamento, apresentou completa remissão dos sintomas. O objetivo aqui foi debater os fatores confundidores, diagnósticos diferenciais, necessidade de exames complementares específicos e conduta terapêutica, de acordo com o quadro clínico.
Article Details
Declaração de Direito Autoral
Eu (nome do autor responsável) _______________________________________________ declaro que o presente artigo intitulado ___________________________________é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na revista Revista da Sociedade Brasileira de Clinica Médica, editada pela Sociedade Brasileira de Clínica Médica, o mesmo jamais será submetido por um dos demais co-autores a qualquer outro meio de divulgação científica impressa ou eletrônica.
Por meio deste instrumento, em meu nome e dos demais co-autores, cedo os direitos autorais do referido artigo à Revista da Sociedade Brasileira de Clinica Médica, e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (n 9610 19 de fevereiro de 1998) que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais e dá outras providências. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9610.htm
_________________________ |
___________________ |
Local, data |
Assinatura |
SOCIEDADE BRASILEIRA DE CLÍNICA MÉDICA
CNPJ/MF 062.279.617/0001-45
Rua Botucatu, nº 572, cj. 112, São Paulo, SP
Download da Declaração de Direito Autoral.