Principais fatores de internação do paciente com insuficiência renal aguda em unidade de terapia intensiva
Main Article Content
Resumo
Objetivo: Traçar um perfil sociodemográfico de pacientes com insuficiência renal aguda internados em unidade de terapia intensiva e identificar a prevalência dos principais fatores das internações, assim como as patologias de base associadas à insuficiência renal aguda. Métodos: Estudo transversal, observacional, analítico e descritivo, realizado por intermédio do levantamento dos prontuários de pacientes com insuficiência renal aguda, internados em Unidade de Terapia Intensiva, no período de janeiro de 2011 a maio de 2013. Resultados: Os pacientes tinham idade média de 56,5 anos e faixa etária predominante de 60 a 70 anos; 59% eram do sexo masculino, com predominância de raça branca (65%) e negra (34%), procedentes das cidades de Santos (35,5%) e de São Vicente (24%), sendo as principais causas de internação: desequilíbrio hidroeletrolítico (43%), insuficiência respiratória (27%) e pacientes pós-cirúrgicos (9,5%). A média de permanência na unidade de terapia intensiva foi de 20 dias. As patologias de base predominantes foram neoplasias (22,5%), diabetes (18,5%), cardiopatias (17%) e ausência de tratamentos anteriores (86,5%). Conclusão: A alta taxa de pacientes que não receberam tratamento anterior pode ser um indício de deficiência na Atenção Primária e Secundária na saúde. A alta incidência em homens brancos, na terceira idade, pode indicar a necessidade de campanhas educativas dirigidas à esta população. A altíssima taxa de mortalidade pode sugerir a necessidade de se reverem condutas médicas e de enfermagem, com o intuito de minimizar riscos a pacientes com insuficiência renal aguda.
Article Details
Declaração de Direito Autoral
Eu (nome do autor responsável) _______________________________________________ declaro que o presente artigo intitulado ___________________________________é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na revista Revista da Sociedade Brasileira de Clinica Médica, editada pela Sociedade Brasileira de Clínica Médica, o mesmo jamais será submetido por um dos demais co-autores a qualquer outro meio de divulgação científica impressa ou eletrônica.
Por meio deste instrumento, em meu nome e dos demais co-autores, cedo os direitos autorais do referido artigo à Revista da Sociedade Brasileira de Clinica Médica, e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (n 9610 19 de fevereiro de 1998) que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais e dá outras providências. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9610.htm
_________________________ |
___________________ |
Local, data |
Assinatura |
SOCIEDADE BRASILEIRA DE CLÍNICA MÉDICA
CNPJ/MF 062.279.617/0001-45
Rua Botucatu, nº 572, cj. 112, São Paulo, SP
Download da Declaração de Direito Autoral.