Fenilcetonúria: perfil e abandono de tratamento em centro de referência no Pará
Main Article Content
Resumo
OBJETIVO: Verificar o perfil sociodemográfico e a frequência de abandono de tratamento dos portadores de fenilcetonúria atendidos em um serviço de referência. MÉTODOS: Estudo retrospectivo, transverso, descritivo, com abordagem quantitativa, envolvendo todos os prontuários de pacientes fenilcetonúricos, atendidos no Serviço de Referência de Triagem Neonatal do Centro de Saúde-Escola Marco da Universidade do Estado do Pará, até novembro de 2013, com protocolo de autoria própria. RESULTADOS: No total, 36 pacientes compuseram a amostra; 52,77% eram do sexo feminino e 47,23% do sexo masculino. Três quartos não residiam em Belém (75%). Apenas um caso de abandono do tratamento (2,77%) foi confirmado, ou seja, um número ínfimo. Quanto ao diagnóstico da doença, 80,55% foram precoces. CONCLUSÃO: O perfil sociodemográfico traçado no atendimento do Centro de Saúde-Escola da Universidade do Estado do Pará foi: uma criança entre zero a 4 anos, do sexo feminino, diagnosticada precocemente, não residente em Belém, com tratamento efetivo, sem intercorrências que a fizessem abandonar o tratamento.
Article Details
Declaração de Direito Autoral
Eu (nome do autor responsável) _______________________________________________ declaro que o presente artigo intitulado ___________________________________é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na revista Revista da Sociedade Brasileira de Clinica Médica, editada pela Sociedade Brasileira de Clínica Médica, o mesmo jamais será submetido por um dos demais co-autores a qualquer outro meio de divulgação científica impressa ou eletrônica.
Por meio deste instrumento, em meu nome e dos demais co-autores, cedo os direitos autorais do referido artigo à Revista da Sociedade Brasileira de Clinica Médica, e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (n 9610 19 de fevereiro de 1998) que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais e dá outras providências. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9610.htm
_________________________ |
___________________ |
Local, data |
Assinatura |
SOCIEDADE BRASILEIRA DE CLÍNICA MÉDICA
CNPJ/MF 062.279.617/0001-45
Rua Botucatu, nº 572, cj. 112, São Paulo, SP
Download da Declaração de Direito Autoral.