Atuação do Time de Resposta Rápida no processo educativo de atendimento da parada cardiorrespiratória

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Viviane Cordeiro Veiga
Júlio César de Carvalho
Luis Enrique Campodonico Amaya
João Kleber de Almeida Gentile
Salomón Soriano Ordinola Rojas

Resumo

JUSTIFICATIVA E OBJETIVOS: A criação de Times de Resposta Rápida (TRR) dentro das instituições de saúde tem aumentado paralelamente ao maior interesse na melhoria da qualidade da assistência. Os objetivos deste estudo foram avaliar o conhecimento da equipe multiprofissional (enfermagem e fisioterapia) no reconhecimento e tratamento da parada cardiorrespiratória (PCR) e mostrar um modelo de gestão do time de resposta rápida no processo educacional destes profissionais. MÉTODOS: Aplicou-se um questionário para avaliação do conhecimento do reconhecimento da parada cardiorrespiratória da equipe multiprofissional. Depois foi realizado treinamento pelo Times de Resposta Rápida e feita avaliação após o treinamento. RESULTADOS: No grupo de enfermeiros, a nota média no pré-teste foi de 5,83 ± 1,95 e 8,87 ± 1,25, no pós-teste. Dentre os fisioterapeutas, as notas médias foram 4,02 ± 1,85 e 9,00 ± 1,24, no pré e pós-teste respectivamente. No grupo composto de auxiliares e técnicos de enfermagem, a nota de pré-teste foi de 4,85 ± 1,93 no pré-teste e 7,70 ± 1,72 no pós-teste. CONCLUSÃO: Os resultados mostram deficiência no conhecimento da equipe multiprofissional diante das situações de parada cardiorrespiratória , sendo importante a realização de programas de educação continuada para a equipe.

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Artigos Originais