Da esquerda para a direita, Dr. Diogo Leite Sampaio; Prof. Dr. Antonio Carlos Lopes e Lincoln Ferreira

A Sociedade Brasileira de Clínica Médica (SBCM) realizou no dia 10 de setembro, a solenidade para outorga da Medalha de Mérito em Clínica Médica a personalidades que se destacaram na atuação da Clínica Médica. A cerimônia contou com a presença do presidente da Associação Médica Brasileira (AMB), Lincoln Lopes Ferreira. “A Clínica Médica é um dos pilares da Medicina, assim como a Cirurgia Geral, a Pediatria, a Ginecologia e a Obstetrícia. A iniciativa engrandece o trabalho de colegas e reveste-se de uma importância extraordinária porque vivemos uma época de profundas modificações políticas, de costumes e de cunho ideológico. E preservar a essência da prática médica no sentido do humanismo, da ética, do bom conteúdo técnico e científico, é o que nós devemos louvar e incentivar em todos os momentos”, afirmou.

Um dos homenageados foi o Dr. José Luiz Bonamigo Filho, Diretor da AMB, coordenador do Programa de Residência Médica em Clínica Médica e médico da Unidade de Primeiro Atendimento do Hospital Israelita Albert Einstein. “Foi marcante a contribuição do Prof. Antonio Carlos Lopes na Comissão Nacional de Residência Médica, foi um período de muita produção, em que a defesa da boa medicina realizou-se de forma firme, apesar das pressões políticas e da disputa de espaço. O professor se alinhou com as entidades médicas e defendeu as boas maneiras que primam pela melhoria da qualidade da assistência no Brasil. É uma grande honra e espero que essa homenagem sirva como um incentivo para que possamos contribuir ainda mais com os médicos brasileiros”, disse em discurso.

Para o Dr. Antonio Luiz de Vasconcellos Macedo, que também foi agraciado com a medalha, a Clínica Médica é um sinônimo da medicina à beira do leito. “Mais de 40 anos de trabalho como cirurgião e aqui eu vi a valorização do médico como a pessoa que cuida de gente, que aprende a examinar o paciente e que aprende a cuidar dele, usando os exames subsidiários com parcimônia, com educação e com indicação médica”, completou.


Segundo o vice-presidente da AMB,  Dr. Diogo Leite Sampaio, membro da Comissão Nacional de Residência Médica, a SBCM defende muito bem a sua especialidade, os médicos e a Medicina. “É uma imensa honra receber essa medalha, vinda de uma sociedade tão importante, entre as todas as sociedades da AMB, e do Prof. Dr. Antonio Carlos Lopes, que é uma referência pessoal de um líder defensor dos médicos e de uma boa medicina”, falou.

 Medalha entregue aos homenageados


Ao final da cerimônia, o presidente da SBCM, Antonio Carlos Lopes afirmou que se trata de uma homenagem merecida a pessoas que direta ou indiretamente contribuíram para a Clínica Médica e para a educação médica. “Como sempre digo, quem faz algo pela educação médica, faz por toda a comunidade. E eles fazem muito. Sinto-me também homenageado e sei da importância dos jovens nas entidades, com todo o seu dinamismo. Eles são os catalisadores para os mais antigos. A SBCM cumpre mais uma vez com seu objetivo e compromisso associativo, valorizando, assim, a Medicina Brasileira”.