A Sociedade Brasileira de Clínica Médica (SBCM), por meio da Comissão de Título de Especialista, leva ao conhecimento de todos os interessados a abertura das inscrições do Concurso para a Obtenção do Certificado de Área de Atuação em Medicina de Urgência, em convênio com a Associação Médica Brasileira (AMB). As normativas aqui presentes seguem rigorosamente as orientações de tal convênio.

1 Das inscrições

1.1. Do período de inscrição

As inscrições serão aceitas pela SBCM a partir do dia 21 de março de 2018 às 16h até o dia 22 de junho de 2018 às 23h59.

1.2. Da documentação para inscrição

O candidato deverá preencher a ficha de inscrição (todos os campos).

1.2.1. Junto da ficha de inscrição é obrigatório o envio de:
a) Cópia autenticada do Diploma de Médico e da Carteira do CRM.
b) Cópia autenticada de Diploma Revalidado no Brasil por meio do Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos - Revalida, (caso o diploma seja de outro país).
c) Cópia simples do pagamento do CRM.
d) Comprovante de pagamento da taxa de inscrição.
e) Cópia simples dos documentos comprobatórios e Curriculum Vitae atualizado (encadernados em espiral com capa transparente).

1.2.2. A documentação completa deverá ser entregue pessoalmente pelo candidato na sede da SBCM ou enviada por SEDEX até o dia 22 de junho de 2018 impreterivelmente sendo considerada tempestiva a inscrição cujos documentos foram postados até a data limite de inscrição, prevista no item 1.1 do edital.

1.2.2.1. Os documentos indicados no item 1.2.1. deverão ser postados até a data limite da inscrição, e o recebimento na SBCM deverá ocorrer até o prazo máximo de 5 dias após o recebimento das inscrições.

1.2.2.2. O SEDEX deverá ser encaminhado aos cuidados da Comissão de Título de Especialista da Sociedade Brasileira de Clínica Médica, com endereço à Rua Botucatu, 572, conj. 112, Vila Clementino, CEP 04023-061, São Paulo (SP), Brasil.

1.2.2.3. A SBCM não se responsabiliza por eventuais extravios de correspondência e nem pelo retorno negativo de entrega dos Correios, cabendo ao candidato a diligência de acompanhar e garantir a postagem e a entrega dos documentos nos prazos estabelecidos no edital.

1.2.3. Após 10 (dez) dias do encerramento das inscrições, a Comissão de Título de Especialista divulgará, por meio do site da SBCM (www.sbcm.org.br) a lista dos candidatos aptos a prestarem a prova escrita para obtenção do Certificado de Área de Atuação em Medicina de Urgência.

1.2.3.1. Após a divulgação da lista de candidatos aptos, o candidato que tiver sua inscrição indeferida poderá apresentar recurso no prazo de 2 (dois) dias úteis após a divulgação da lista, não sendo recebido qualquer recurso ou reclamação fora do prazo estabelecido.

1.2.3.2. Após a análise dos recursos, será divulgada nova lista definitiva dos candidatos aptos a prestarem a prova escrita para Obtenção do Certificado de Área de Atuação em Medicina de Urgência, não cabendo aqui qualquer impugnação.

1.2.3.3. O recurso deverá ser encaminhado exclusivamente via SEDEX, para o mesmo endereço descrito no item 1.2.2.2, devendo ser postado até o último dia do prazo do recurso e recebido na SBCM no prazo máximo de 5 (cinco) dias úteis.

1.2.3.4. A confirmação da inscrição será enviada por e-mail ao candidato, com todas as orientações pertinentes para realização da prova.

OBSERVAÇÕES IMPORTANTES:

1.3. A INSCRIÇÃO SERÁ EFETIVADA APÓS SE COMPROVAREM OS PRÉ-REQUISITOS E SER FEITA A VERIFICAÇÃO DA DOCUMENTAÇÃO CORRESPONDENTE.

1.3.1. SERÁ DE INTEIRA RESPONSABILIDADE DO CANDIDATO O PREENCHIMENTO CORRETO DA FICHA DE INSCRIÇÃO.

1.3.2. NÃO HAVERÁ DEVOLUÇÃO DE DOCUMENTAÇÃO COMPROBATÓRIA E CURRICULUM VITAE.

2 Dos pré-requisitos

2.1 Para realizar o concurso, o candidato deverá obrigatoriamente preencher os seguintes pré-requisitos:

  • Ter no mínimo 3 (três) anos de formado, considerando a data do Diploma de Médico como tempo inicial da contagem.
  • Ter número de CRM definitivo e estar quite com o Conselho Regional de Medicina.
  • Possuir Título de Especialista em Clínica Médica concedido pela SBCM e AMB OU Ter Diploma ou Certificação Oficial de Residência Médica com acesso direto (dois anos), reconhecida pela CNRM/MEC.

 

OU

 

Atuação profissional:

  • Em Medicina de Urgência por meio de atividades profissionais realizadas por um período de 2 (dois) anos.

3 Avaliação

3.1. A avaliação do candidato ao Certificado de Área de Atuação em Medicina de Urgência se faz da seguinte forma:

  • Análise curricular (peso dois).
  • Prova escrita (peso oito).

 

3.2. ANÁLISE CURRICULAR (peso dois)

3.2.1. FREQUÊNCIA (PRESENCIAL OU EAD) EM EVENTOS CIENTÍFICOS:

  1. Participação comprovada no Congresso Brasileiro de Clínica Médica ou Medicina de Urgência ou Programa de Atualização em Medicina de Urgência e Emergência (PROURGEM)*: 10 (dez) pontos.
  2. Até 5 cursos nos últimos 3 anos: 5 (cinco) pontos.
  3. Até 4 cursos nos últimos 3 anos: 3 (três) pontos.
  4. Até 3 cursos nos últimos 3 anos: 2 (dois) pontos.
  5. Menos de 3 cursos: nenhum ponto.

*O desenvolvimento e conclusão (comprovada por certificados) de pelo menos DOIS dos DEZ ciclos do PROURGEM (Programa de Atualização em Medicina de Urgência e Emergência) terá o valor de 10 pontos.

3.2.2. A pontuação máxima a ser atribuída ao candidato será de, no máximo, 15 (quinze) pontos, sendo desconsiderada, para todos os efeitos, a pontuação excedente a esse número.

4 CONCURSOS PÚBLICOS

  • a) Aprovado em cargo PÚBLICO de provas e títulos, após o término da graduação em medicina:  2 (dois) pontos (não acumulativos).

OU

  • b) Aprovado no exame de residência médica na área de Clínica Médica ou Medicina de Urgência: 2 (dois) pontos (não acumulativos).

5  PRODUÇÃO CIENTÍFICA

5.1. Ter publicado artigo/tema médico em revista, livro e/ou jornal, de circulação nacional e/ ou internacional (não se consideram aqui as monografias para conclusão de curso de graduação em medicina, porém consideram-se as dissertações de Mestrado e teses). Os trabalhos apresentados em eventos científicos são considerados nesse tópico, quando publicados sob a forma de anais ou resumos: 1 (um) ponto.

6  SÓCIO DE ENTIDADES DE PROFISISONAIS DA ÁREA MÉDICA 

6.1. Relativo às sociedades representativas dos profissionais da Área da Saúde (não se inclui nessa categoria a filiação sindical, pois tem caráter eminentemente trabalhista. Também não se inclui a vinculação ao Conselho Regional de Medicina, que é obrigatória para o exercício profissional): 2 (dois) pontos.

7 PROVA ESCRITA (peso oito)

7.1. A avaliação ocorrerá no dia 22 de julho de 2018 e constará de prova objetiva, composta por 50 (cinquenta) questões de múltipla escolha, com 4 (quatro) alternativas cada e somente uma opção correta.

Esta prova terá a duração máxima de 3 (três) horas, sendo o tempo mínimo de permanência em sala de 1 hora e 30 minutos. O candidato que deixar o local antes do período mínimo de permanência será automaticamente eliminado do presente concurso.

7.1.1. O Candidato deverá comparecer munido de documento de identificação civil oficial com foto, sendo considerado como tal: RG, CNH, Carteira Profissional, Passaporte e CRM. A ausência do documento de identificação implicará no impedimento de realização da prova e na consequente eliminação.

7.1.2. Após o término da prova escrita, será recolhido o caderno de questões na sua íntegra. O candidato poderá anotar seu gabarito em folha avulsa a ser fornecida pela organização do concurso.

7.1.3. O gabarito da prova escrita será divulgado no site da SBCM, no prazo de 24 (vinte e quatro) horas após o término da mesma.

Bibliografia recomendada:

  • Braunwald E, Fauci AS, Kasper DL, Hauser SL, longo DL, Jameson JL. Medicina Interna de Harrison. 18. ed. São Paulo: ArtMed; 2013. 2 volumes.

 

  • Goldman L, Ausiello D. Cecil Tratado de Medicina Interna. 23. ed.  Rio de Janeiro: Elsevier; 2009.
  • Fletcher RH, Fletcher SW, Wagner EH. Epidemiologia Clínica: elementos essenciais. 4. ed.  Porto Alegre: ArtMed; 2006.

 

  • Lopes AC. Tratado de Clínica Médica. 3. ed. São Paulo: Roca; 2015. 2 volumes.
  • Frisoli A, Lopes AC, Amaral JL, Ferraro JR, Blum VF. Emergências – Manual de Diagnóstico e Tratamento. 2. ed. São Paulo: Sarvier; 2004.

 

  • Vicent JL, Abraham E, Kochanek P, Moore FA, Fik MP. Textbook of Critical Care. 6. ed.  Philadelphia: Elsevier/Saunders; 2011.
  • Tierney LM, McPhee SJ, Papadakis MA, editors. Current medical diagnosis & treatment. 51. ed. New York: McGraw-Hill; 2013.

 

  • Lopes AC, Guimarães HP, Lopes RD. Tratado de Medicina de Urgência e Emergência: Pronto-Socorro e UTI. São Paulo: Atheneu; 2010.
  • Diretrizes Brasileiras das Sociedades de Especialidades Clínicas reconhecidas pela AMB, valendo a mais atual, com suas respectivas atualizações.

8 Disposições gerais                                                                                                                     

8.1. A Comissão de Título de Especialista irá realizar a conferência da documentação.

  1. Caso a inscrição seja indeferida, a SBCM restituirá 75% do montante referente ao pagamento da inscrição.
  2. No caso de desistência documentada até 7 (sete) dias antes da prova escrita, será restituído 75% do montante referente ao pagamento da inscrição.
  3. No caso de ausência no dia do concurso, não será realizada a devolução do valor pago.

8.2. O candidato deverá certificar-se de que a documentação enviada está completa, pois não será permitida a inclusão de documentos após a data limite para a inscrição.

8.3. O resultado final do concurso estará disponível no  prazo de 45 dias, na data de 05 de setembro de 2018, no site da SBCM (www.sbcm.org.br) .

8.4. Será considerado aprovado no concurso o candidato que obtiver média igual ou superior a 7 (sete).

8.5. O aprovado receberá, via Correio, a declaração oficial de aprovação e a carta informativa para a confecção do certificado.

8.6. O candidato assume a responsabilidade jurídica por todas as informações por ele fornecidas, bem como eventuais erros ou omissões.

8.7. A SBCM não se responsabiliza por avisos não recebidos devido à caixa postal eletrônica indisponível, bloqueios do antispam ou similares, e nem por endereços de correios eletrônicos digitados incorretamente.

8.9. Será eliminado do concurso, sem direito à restituição dos valores de inscrição, o candidato que:

8.9.1 Usar notebook, tablet, celular ou qualquer outro meio de comunicação eletrônico. O candidato deverá deixar seus pertences (apenas eletrônicos) guardados em uma embalagem com lacre (fornecida pela organização), que ficará em posse dos fiscais durante a prova e será entregue ao término da avaliação.

8.9.2. Ausentar-se do local de prova  sem o acompanhamento de fiscal.

8.9.3. Deixar de devolver íntegro o material da prova.

8.9.4. For surpreendido por fiscal por estar em comunicação verbal ou por escrito com outro candidato.

8.9.5. Caso seja constatada fraude na prestação de informações e/ou apresentação de documento, o candidato será eliminado do concurso e terá  suspenso o direito a nova inscrição por 1 (um) ano, independentemente de obrigatório encaminhamento ao CRM.

9 Dos recursos

9.1. O recurso referente ao resultado final do concurso  deverá ser postado em até 7 (sete) dias após sua data de divulgação para o endereço da SBCM:  Rua Botucatu, 572, conj. 112, CEP 04023-061, Vila Clementino, São Paulo (SP), Brasil. Será considerada a data de postagem dos Correios.

9.2. Fica eleito o Foro da Comarca da capital do Estado de São Paulo para dirimir quaisquer controvérsias oriundas do presente edital e de sua execução, com renúncia expressa a qualquer outro, por mais privilegiado que seja.

 

 

 

10 Candidatos portadores de necessidades especiais:

10.1. O candidato portador de necessidades especiais participarão da avaliação em igualdade de condições com os demais candidatos, no que se refere ao conteúdo das provas e à nota mínima exigida.

10.2. Será necessário encaminhar, junto da documentação de inscrição, um parecer emitido por especialista da área, indicando o CID e quais as condições necessárias para o candidato realizar as provas.

 

RESUMO DAS DATAS IMPORTANTES DO CONCURSO

CALENDÁRIO

21.03.2018

Início das inscrições

22.06.2018

Encerramento das inscrições

02.07.2018

Lista de candidatos aptos para a prova escrita

22.07.2018

Prova escrita

23.07.2018

Gabarito da prova escrita

05.09.2018

Resultado final (análise curricular e prova escrita)

12.09.2018

Recurso do resultado final

TAXA DE INSCRIÇÃO:
R$ 350,00 (Trezentos e Cinquenta Reais)

 

RUA BOTUCATU, 572 - CJ. 112 - SĂO PAULO - SP - CEP 04023-061
TEL (11) 5908-8385 / E-MAIL: SBCM@SBCM.ORG.BR